Antônio Beckheuser, foi um dos pioneiros no desenvolvimento de soluções criativas que revolucionaram o setor de contenção bovina; Grande perda para o setor!
A família Beckhauser está em luto. Faleceu nesta madrugada Antônio Beckheuser, um dos sócios fundadores da empresa, vítima de um câncer de pulmão. Deixa a esposa, Irene Cardoso Beckheuser, três filhos, Gustavo, Fábio e Ricardo, e quatro netos.
Filho de Arcângelo Beckheuser e Erica Schmidt Back, Antônio nasceu em 19 de agosto de 1956, em Paranavaí (PR). Formou com José Carlos, seu irmão mais velho, e com Celso Ottersbach e Claudete Soletti o quarteto que assumiu, na década de 80, o recomeço da história da Beckhauser.
Nascido em Arapongas (PR), em 03 de março de 1954, Renato dos Santos formou-se médico-veterinário pela Universidade Estadual de Londrina em 1977 e se orgulhava de dizer que fazia parte da primeira turma do curso na UEL.
Antônio Beckheuser aprendeu carpintaria e marcenaria desde cedo, ajudando o pai nas construções que fazia. Observador, dono de uma criatividade e de uma capacidade construtiva ímpares, Antônio é um dos grandes responsáveis pela marca registrada da Beckhauser como empresa de vanguarda no setor de contenção bovina no Brasil. Muitas soluções que ajudaram a cunhar o termo manejo racional no Brasil só foram introduzidas no mercado graças a ele.
Nesses mais de 40 anos de estrada, destacou-se pela atuação na pecuária de corte e sua experiência no manejo transformou-o em uma referência em bem-estar animal e manejo racional. Sua história com a Beckhauser começa em 1992 e foi fundamental na trajetória da empresa com o olhar para o bem-estar animal.
Renato levou esse conceito através de treinamentos a milhares de pessoas, Brasil afora e em países vizinhos, além de ter ministrado centenas de palestras nos mais importantes eventos do setor, especialmente sobre os impactos econômicos do bem-estar animal na atividade pecuária.
A partir de demandas do campo, coletadas pela equipe Beckhauser e parceiros, Antônio Beckhauser foi capaz de produzir soluções criativas, ajudando a inovar o setor. Por suas mãos passaram produtos revolucionários, como o Tronco Trapézio, primeira patente da empresa (1996).
Antônio decidiu aposentar-se do trabalho na Beckhauser a partir de 2008, período em que passou a se dedicar à fazenda da família em Paranatinga (MT). Ele deixou de ser sócio da empresa em 2017.
Suas criações, entretanto, fizeram história não só na Beckhauser, mas na pecuária brasileira, e a escola de inovação marcada por ele se mantém viva na empresa.
“Seremos eternamente gratos por todo o aprendizado e pela oportunidade de conhecer esse cara ‘palpiteiro’, como ele mesmo costumava se chamar, dos mais observadores e brilhantes com quem tive o privilégio de conviver. É uma grande perda para a pecuária brasileira”, lamenta José Carlos Beckheuser, presidente do Conselho da Beckhauser.
“Temos certeza de que o seu legado ficará para sempre em cada um que aprendeu com ele a valorizar o conhecimento prático dos vaqueiros e a conversar com o gado, e na evolução dessa pecuária que, sem dúvida, ele ajudou a tornar melhor”, declara a presidente da Beckhauser, Mariana Soletti Beckheuser.
- Justiça blinda dívida de R$ 41 milhões de mais um agricultor em recuperação judicial
- Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
- Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
- Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
- Starlink, de Elon Musk, é líder no Brasil e faz mega promoção para produtor rural
Antônio será velado na Capela do Prever, em Paranavaí (PR), a partir das 10h30, e será sepultado às 17h.
Nós do Compre Rural, desejamos todos os sentimentos aos familiares e amigos, é com grande pesar que nos despedimos deste que foi e será, tão importante para o a pecuária nacional. Suas soluções e “invenções” ficaram eternizadas nos seis das fazendas pelo país!