Monitoramento climático impulsiona sucesso das lavouras

Monitorar o clima para entender as condições meteorológicas da região é o primeiro passo para mitigar perdas substanciais ocasionadas por eventos extremos do clima.

Cultura plantada em diversas regiões do Brasil por pequenos, médios e grandes produtores que enfrentam importantes desafios dentro do campo, o milho desempenha um papel fundamental na economia agrícola. Um bom manejo agronômico é essencial para o adequado desenvolvimento do grão.

Parte do sucesso das lavouras está relacionada às condições climáticas, pelas quais o produtor rural que tem acesso a informações de monitoramento do clima em sua lavoura consegue elaborar estratégias eficientes na prevenção e mitigação de efeitos climáticos adversos, como o aumento da incidência de pragas e doenças ao longo das diferentes fases vegetativas de suas culturas.

Cavalos da raça Marwari chamam atenção, veja o motivo; Vídeo

Por exemplo, regiões de maior altitude terão maior condensação da água, aumentando a umidade relativa quando a temperatura for elevada.

“Locais a 600 metros de altitude terão maior umidade relativa em relação a outros ao nível do mar. Esta condição favorece a condensação da água sobre as folhas, gerando uma película úmida que, na presença de temperatura acima de 20°C por períodos intermitentes, potencializa a proliferação de doenças nas culturas de interesse agronômico. Estas doenças são disseminadas rapidamente com a ajuda das correntes de vento, que as transportam contaminando grandes áreas produtoras”, explica o engenheiro agrônomo Hayver Olaya Tellez.

Foto: arquivo istock

Diante desse cenário desafiador, a Climatempo segue desenvolvendo soluções como o monitoramento climático geolocalizado e análises de risco com relatórios futuros sobre as mudanças climáticas para as regiões produtoras.

Segundo Caio Souza, head de Agro da Climatempo, monitorar o clima para entender as condições meteorológicas da região é o primeiro passo para mitigar perdas substanciais ocasionadas por eventos extremos do clima.

“Para uma melhor gestão de risco climático é necessário o monitoramento para antecipar as condições de tempo e clima e planejar a estratégia do manejo da cultura antecipadamente”, finaliza Souza.

Fonte: Agroclima

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM