Após eleições finalizadas ontem, 31, a ABQM tem nova presidência. De uma das famílias mais tradicionais do Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP), criadora, pecuarista e competidora é a primeira mulher a chegar à presidência da entidade
Mônica Ribeiro de Castro Cunha, da chapa “ABQM para Todos”, foi eleita a primeira mulher presidente da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) para o biênio 2023-2025. A pecuarista, criadora e competidora, teve 55,24% dos votos válidos (1.284). O segundo colocado da disputa, Jonatas Dantas da chapa “União & Segurança”, teve 44,75% dos votos (1.040).
A votação, totalmente online, aconteceu de 22 a 31 de outubro, pelo hotsite das Eleições ABQM 2023, e em terminais eletrônicos, nesta terça-feira (31), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), na sede da ABQM, em São Paulo. Foram apurados um total de 2.390 votos, com 66 votos em branco. Todo o processo das Eleições ABQM 2023 foi operado pela Telemeeting Brasil LTDA e auditado pela empresa PGBR, sendo definido como “inteiramente válido”.
“A eleição transcorreu com total transparência e lisura. Tivemos duas chapas fortes disputando as eleições, com candidatos muito qualificados. A ABQM merece isso, por ser um das maiores entidades de raça da América Latina. O cavalo não é só um negócio. Eu vejo com muito sucesso o pleito 2023. Desejamos boa sorte a nova presidente”, afirma o presidente da Comissão Eleitoral 2023, Francisco Lopes.
Mônica Ribeiro: de amazona completa à primeira mulher presidente da ABQM
Mônica Ribeiro, 58 anos, começou sua trajetória nos esportes equestres do Quarto de Milha aos nove anos de idade. Natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, a nova – e primeira mulher presidente da ABQM, é formada em Jornalismo com MBA em Gestão Empresarial.
De uma das famílias mais tradicionais do Quarto de Milha no Brasil (o pai Geraldo Ribeiro é um dos pioneiros da raça e fundador do Rancho QM), Mônica é amazona completa e já disputou em nove modalidades da raça, sendo a primeira competidora de Apartação no país. A nova presidente da ABQM já foi membro do Conselho de Adminstração da entidade por três mandatos, em diferentes diretorias, sendo a mais votada da Eleição 2019, com 583 votos.
Como principais propostas de trabalho da nova presidente da ABQM, para o biênio 2023-2025, estão o fortalecimento de Núcleos e Associações do QM, garantia da segurança jurídica dos esportes equestres da raça, reativação da ABQM Jovem, maior integração dos órgãos administrativos (Diretoria Executiva/ Conselho de Administração/ Conselho Deliberativo Técnico) e democratização do esporte aos pequenos e médios criadores.
“É um orgulho enorme. Estamos muito felizes e agradecidos pela confiança de todos que tornaram isso possível. Sempre dediquei a minha vida ao Quarto de Milha, agora, vai ser um prazer enorme poder gerir esta entidade maravilhosa, que é a ABQM”, afirma Mônica Ribeiro, a nova presidente da Associação.
Conheça os novos membros eleitos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ABQM para o biênio 2023-2025:
Chapa “ABQM para Todos”
Presidente – Mônica Ribeiro
Vice-presidentes:
- Haroldo Pessoa (“Loly”)
- João Renato Pereira Lara
- Guy Rodrigues Peixoto Júnior
- Pedro Barbizan Santiago Leite
- Anizio Cezar de Emilio
- Jamil Buchala Filho
- Edmundo José Rodrigues Neto
- Celso Pontes de Miranda Filho
Conselho Fiscal (titulares):
- Thomas de Melo e Souza
- Herinaldo Menezes Costa
- Paulo Eduardo Souza Ferraz
Conselho Fiscal (suplentes):
- Edio Lotufo Filho
- Ademar Uliana Neto
- Rafael Paolielo (“Chifrinho”)
Além da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal foram escolhidos também os 20 novos membros do Conselho de Administração da ABQM. Confira a relação completa:
- Roberta Moura Maia Franco (899 votos)
- Marcos Studart Gomes Lima (798 votos)
- Francisco Erlandio Teixeira Fernandes (796 votos)
- Carlos Eduardo Faraco Braga (790 votos)
- Alonso Bonfim das Flores Neto (783 votos)
- Sebastião Garcia Neto (778 votos)
- Mariana Arguello Vanni Azevedo (757 votos)
- Alex Saleta (753 votos)
- Luciano Thomitão Beretta (751 votos)
- Carlos Augusto Silveira Sobral (736 votos)
- Leonardo Rodrigues Nogueira (700 votos)
- Edval Gomes do Rego Junior (694 votos)
- Milton Lopes Monteiro (691 votos)
- Maria Clara do Amaral Cambrai (689 votos)
- Carlos Antônio de Lucena (684 votos)
- Rodrigo Rocha Farias (684 votos)
- Hudson José Lopes Pinheiro (673 votos)
- Fernando Benedito Pires (671 votos)
- Rodrigo Costa Henriques (669 votos)
- Marcia Meyre de Emílio (660 votos)
Suplentes:
- Newton D` Avila Neto (618 votos)
- Roberto José Soares Rocha (578 votos)
- Ricardo de Carvalho Crissiuma Pisicotta (531 votos)
- Vicente Moreno Pereira da Silva (490 votos)
- Luis Gustavo Mendes Arruda (482 votos)
- Rafael Souza e Silva (437 votos)
- José Carlos Barbero (401 votos)
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Essa foi a maior elevação mensal no preço das carnes desde novembro de 2020, quando o índice registrou um aumento de 6,54%. Continue Reading Com Lula, preço da carne bovina tem maior alta em quatro anos Estimativa da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento é de aumento de 8% na produção em relação ao ciclo anterior.
Continue Reading Paraná encerra colheita de cevada com 286 mil toneladas Pesquisa realizada em uma universidade do Reino Unido revela laços sociais complexos nos bovinos, ou melhor, podemos afirmar que as vacas têm “melhores amigas”.
Continue Reading Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa Essa prática, embora possa reduzir os nutrientes do solo, não desbalanceia a fertilidade e pode ser corrigida com adubação.
Continue Reading Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário Previsão aponta chuvas para o Matopiba, mas oeste de SP e sul de MS ainda necessitam de mais precipitações para o pleno desenvolvimento das lavouras de soja
Continue Reading Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover A última audiência estava marcada para o dia 18 de dezembro deste ano, mas agora as atividades seguem até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Continue Reading STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025Com Lula, preço da carne bovina tem maior alta em quatro anos
Paraná encerra colheita de cevada com 286 mil toneladas
Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa
Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário
Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025