Momento mágico, interação do “Cusco Tech” com ovelha campeã da Expointer

O encontro que roubou a cena no desfile dos campeões da Expointer, a interação do “Cusco Tech” – o cachorro tecnológico do RS Innovation Agro – com uma ovelha campeã; É o agro e a inovação andando juntos!

A 46ª Expointer, foi marcada por um novo recorde de público, com mais de 800.000 mil pessoas e um faturamento de quase R$ 8 bilhões em negociações, além da comercialização e negócios realizados nos diversos estandes. Neste cenário, público teve surpresas com a participação especial de alguns dos animais campeões durante a abertura da feira na última sexta-feira, 01. Além disso, houve apresentação de performance do cachorro-robô Cusco, que interagiu com os animais.

A interação não estava no roteiro, mas o momento mágico roubou o desfile das grandes campeãs da Expointer, na pista central do parque Assis Brasil, em Esteio, nesta sexta. A ovelha crioula, filha da grande campeã da raça nesta edição, se aproximou do Cusco Tech, o cachorro tecnológico do RS Innovation Agro. Quem estava no parque e, até mesmo nas redes sociais, a dupla protagonizou o encontro da inovação com a tradição.

Uma presença robótica tem chamado a atenção de quem passa pelo RS Innovation Agro. É o “Cusco Tech”, um cachorro robô de 29 cm de largura por 58 cm de comprimento e 33 cm de altura

O desfile dos animais campeões desta edição presenteou os espectadores com surpresas e momentos divertidos. Além de alguns bovinos que não acordaram com disposição para os holofotes e decidiram, na metade do caminho, acrescentar mais emoção na vida de seus proprietários, repuxando os freios, a ovelha 786, da raça crioula, da Cabanha Dom Levino, de Bagé, também foi protagonista de um momento icônico da Expointer 2023. O animal, em um momento de total descontração, começou a brincar com o robô Cusco Tech, que também entrou na pista de desfile, despertando risadas da plateia.

A ovelha ainda tentou uma aproximação maior com Cusco, dando uma lambida em seu focinho, mas a bateria social do cão robô já estava no fim e ele decidiu terminar ali a interação. O robô pertence à empresa Futuremedia e é uma das estrelas do RS Innovation, espaço da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

A cena capturou a atenção das autoridades que estavam na cerimônia. 

Ovelha interagiu com o Cusco Tech, da empresa Futuremedia – Foto: Fredy Vieira/SAS

Cusco Tech

Entre as funcionalidades possíveis para o dispositivo, está a dispersão de sementes, o controle e pastoreio de rebanhos, a análise de solo e a identificação de pragas. Ele pode, ainda, operar em locais perigosos para o ser humano, já que consegue caminhar por terrenos acidentados e possui a capacidade de acoplar ferramentas variadas de trabalho, com suporte para cargas de 3 a 5 kg. 

Além disso, o dispositivo pode correr a até 17 km/h e performar danças pré-programadas de 20 ou 40 segundos de duração, podendo ser operado de forma autônoma ou remota. Entre as suas funcionalidades, destacam-se a capacidade de caminhar ao lado de quem o está controlando, subir escadas e carregar pequenos objetos. Tal sistema, programado em Python e C++, foi desenvolvido pelo técnico em robótica Natan Santos, que até este domingo, dia 4, estará controlando o “cusco” no evento. 

Cusco Tech
Foto: GauchaZH

Fabricado na China, o robô é constituído de plástico ABS e aço e pesa aproximadamente 12 kg. Além disso, conta com oito câmeras e oito sensores espaciais em seu “corpo”, que permitem o mapeamento do espaço em que se encontra. A tecnologia possui também um controle remoto, com comandos que lembram um videogame, e é programada através de um aplicativo de celular, com o qual é possível simular o campo de visão do Cusco Tech – o qual pode ser controlado a até 20 metros de distância do responsável. 

Ainda no desfile dos campeões da Expointer

Na tradicional apresentação das bandeiras, os cavalarianos, montados nos cavalos vencedores do Freio de Ouro 2023, apresentaram os seis estandartes que representam os países e entidades que se unem em torno da Expointer. A entrada foi narrada pelo diretor administrativo do Parque de Exposições Assis Brasil, Eder Azeredo.

Ainda na programação de apresentações, a Orquestra Filarmônica Laje de Pedra apresentou, em formato camerata, diversos sucessos do cancioneiro gaúcho, com participação especial do solista Renato Borghetti. O repertório foi acompanhado pelo Centro de Tradição Gaúcha Independência Gaúcha, de Esteio. 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, exaltou a beleza do Parque de Exposições Assis Brasil, mas ressaltou que isto não era o que havia de mais belo na feira. Fávaro também falou sobre conquistas alcançadas neste ano, como a abertura de diversos mercados estrangeiros para produções agropecuárias nacionais. 

Abertura oficial da Expointer foi marcada pelo Desfile dos Campeões – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM