Mistura de fubá com sal mineral para o gado, veja!

Você conhece a mistura de fuba com sal mineral para o gado de corte? Confira quais as vantagens e como preparar essa mistura para aumentar os ganhos!

A mistura de fubá com sal mineral para o gado é muito utilizado na pecuária. Alguns produtores a oferecem na rejeição do consumo, outros para potencializar a ração. Mas o fubá tem outras funções, além de tornar o sabor mais agradável. Descubra com a gente neste texto.

O fubá é usado por ser uma boa opção econômica na pecuária. Mas esse tipo de farinha também serve para evitar o que o sal empedre no cocho e também há uma melhora na consistência da ração ou sal mineral oferecido.

Rejeição da ração ou suplementos do sal mineral para o gado

O fubá com sal mineral é uma mistura muito oferecida quando há rejeição da mistura pelo gado. O fubá deixa o sabor mais agradável e palatável. Ofereça a mistura diretamente no cocho, caso nos primeiros dias, o produtor observar que há uma grande quantidade ao fim do dia.

Ofereça a mistura apenas nos primeiros dias, nos demais, passe para o sal mineral bruto.

Para bezerros desmamados 

A Embrapa Gado de Corte recomenda a seguinte proporção para de fubá com sal mineral para bezerros desmamados com a intenção de suprir a falta de pasto. O indicado é oferecer a mistura na seca.

  • Suplementos à base de fubá ou rolão de milho (60% a 80%);
  • farelo de soja (10% a 15%);
  • ureia (5% a 12%);
  • sulfato de amônio (0,3% a 0,6%);
  • fosfato bicálcico (1% a 2%);
  • sal mineral (8% a 10%).

Na fase de recria, a quantidade de consumo deve ser entre 1,5 kg/cab./dia a 3,0 kg/ cab./dia, dependendo da dose de sal e ureia da composição. Uma excelente estratégia para os animais da cria é a utilização do creep-feeding na propriedade, permitindo maior ganho de peso à desmama.

Alimentação com volumoso

Para o gado de leite, o fubá pode potencializar muito a produção. Para isso, ofereça uma mistura específica. Entre os ingredientes da receita estão fubá de milho, farelo de soja, ureia, sal mineral, monensina sódica ou virginiamicina e fosfato de cálcio. Ou seja, componentes fáceis de serem encontrados no mercado agropecuário. A ração deve ser servida em duas porções: pela manhã e à tarde. A pastagem deve ser de boa qualidade sempre.

Amigo produtor, nunca deixe de oferecer alimentos e suplementos da melhor qualidade para o seu gado. Isso faz parte do conceito de bem-estar animal, além de garantir segurança de investimento que dará retorno.

O sal mineral deve ser consumido o ano todo, não apenas na seca, quando muitos produtores deixam para correr atrás do prejuízo. Por isso, tenha em mente que a preparação para o período da seca, começa meses antes. Assim, a produtividade no seu negócio será cada vez maior.

Compre Rural com informações do Boi Saúde.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM