Mistura de biodiesel eleva demanda por óleo de soja em 1 mi toneladas

A disponibilidade do biocombustível no mercado físico deve tornar-se mais limitada

A partir de hoje, sexta-feira (1/3), entrou em vigor a atualização do percentual de biodiesel misturado ao diesel fóssil, agora fixado em 14%. Com essa nova diretriz para os biocombustíveis, estima-se que a demanda interna por óleo de soja aumentará em 1 milhão de toneladas ao longo deste ano, conforme análise da Hedgepoint Global Markets, alcançando um total de 9,4 milhões de toneladas.

Segundo a consultoria, esse ajuste terá como consequência um acréscimo significativo de 5,5 milhões de toneladas no processo de esmagamento da oleaginosa ao longo do ano de 2024.

No decorrer do último ano, a exportação de óleo de soja do Brasil obteve impulso, principalmente devido à redução na produção de safra na Argentina. Entretanto, a perspectiva para 2024 indica uma redução nas exportações, compensando parcialmente o aumento no consumo interno. As projeções apontam para vendas externas atingindo 1,3 milhão de toneladas, em contraste com as 2,3 milhões registradas no ano anterior.

A Hedgepoint sugere que as mudanças no cenário de demanda por óleo de soja não terão um impacto significativo no mercado. Segundo a consultoria, embora uma demanda mais alta geralmente sustente os preços do óleo de soja, as atuais condições no Brasil e na Argentina podem impedir uma reversão na tendência de queda das cotações. A situação, no entanto, poderia mudar em caso de fortes reduções nas estimativas de produção em ambos os países, conforme destacado em seu relatório.

biocombustíveis
Foto: Divulgaçãp

O Itaú BBA observa que o mercado de biodiesel experimentou seu primeiro aumento de preços em 2024 durante a primeira metade de fevereiro. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) até a semana de 11 de fevereiro, houve um acréscimo de 0,32% nos preços médios do biodiesel no Brasil, passando de R$ 4,1178 para R$ 4,1309 por litro.

O relatório do Itaú BBA destaca que essa elevação é resultado da escassez no mercado spot, com as usinas focando nas contratações antecipadas em vista da implementação da mistura de 14% em março. O banco prevê que a disponibilidade restrita de biodiesel no mercado físico, comparada ao período de 2023 quando a mistura era de 12%, manterá a tendência de valorização para o biocombustível.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM