Pode haver uma razão muito natural por trás do comportamento marcante dos animais, que enervou e mistificou pessoas em todo o mundo.
Um cientista diz que há uma explicação para o fenômeno bizarro envolvendo um enorme rebanho de ovelhas filmado andando em círculo por 12 dias seguidos na China.
O estranho vídeo, que foi postado no Twitter na semana passada pelo jornal estatal chinês People’s Daily, mostra dezenas de animais marchando sem parar em uma fazenda na remota região da Mongólia Interior da China.
O tweet que acompanha a filmagem assustadora garantiu aos espectadores que as ovelhas estão saudáveis - e o especialista sugere que também pode haver uma razão muito natural por trás do comportamento marcante dos animais, que enervou e mistificou pessoas em todo o mundo.
“Parece que as ovelhas ficam no curral por longos períodos, e isso pode levar a um comportamento estereotipado, com movimentos repetidos devido à frustração por estarem no curral e limitadas”, disse Matt Bell, professor do Departamento de Agricultura da Hartpury University em Gloucester, Inglaterra, para a Newsweek . “Então as outras ovelhas se juntam, pois são animais de rebanho, e se unem ou se juntam a seus amigos.”
O comportamento social das ovelhas é dominado pela mentalidade de rebanho, que controla os movimentos dos animais e protege os indivíduos dos predadores, levando-os a fugir do perigo como um grupo, de acordo com o Manual Veterinário Merck.
As ovelhas estavam se movendo em um círculo quase perfeito desde 4 de novembro. Não está claro se elas pararam para comer ou beber.
A dona da fazenda de ovelhas, identificada como Sra. Miao, afirmou que o assustador comportamento das ovelhas começou com apenas alguns animais antes que o resto do rebanho se juntasse.
Embora existam 34 currais na fazenda, apenas as ovelhas em um dos currais – nº 13 – estavam agindo dessa forma.
Alguns especularam que o comportamento das ovelhas também poderia ser causado por uma doença bacteriana chamada Listeriose – também conhecida como “doença circular”.
- Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029
- Milho firma ganhos e busca recuperação técnica em Chicago
- Projeto autoriza uso do fungicida carbendazim em defensivos agrícolas
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
A doença pode ser transmitida através de alimentos contaminados, solo ou fezes de animais. Causa uma ampla gama de sintomas, incluindo depressão, perda de apetite, febre, paralisia parcial e comportamento de andar em círculos.
A listeriose geralmente causa a morte de animais infectados em 48 horas, então não explica como as ovelhas na China continuaram andando em círculo por 12 dias.
Fonte: Mistérios do Mundo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.