Míssil destrói mega navios de fertilizantes e grãos

Os impactos negativos da guerra na Ucrânia, irão assolar o agronegócio brasileiro em forma de cascata; Nesta semana, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo foi atingida por um míssil!

Após essa semana, ficou confirmado que os impactos da guerra na Ucrânia, vão impactar o agronegócio brasileiro, e mundial, em forma de cascata. Esses impactos já começam a ser sentidos com o fechamento de operações das empresas de fertilizantes nas regiões de guerra. Além disso, desde o início dos combates, diversos navios cargueiros foram atingidos de forma “acidental” por mísseis e bombas. Além disso, durante a semana, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, teve seu escritório em Kiev, atingido por um míssil.

Um navio fretado pela Cargill Inc. foi atingido enquanto navegava em águas ucranianas no Mar Negro e atualmente está navegando para o sul em águas romenas para receber assistência, disse a gigante comercial agrícola dos EUA. A embarcação, apesar de não ter sido destruída, precisou mudar a rota para receber assistência e reparar os danos.

Além desse navio, segundo os relatos de pessoas próximas a região e ou, ligadas as empresas, disseram que são inúmeros os navios que sofreram danos diretos ou indiretos por ataques de míssil e bombas ao longo dessa semana. Essas embarcações, com grande capacidade de carga, acabaram sendo impedidos de continuar a operar, aguardando reparos e liberações do espaço marítimo.

O navio graneleiro Yasa Jupiter , de propriedade turca, com bandeira das Ilhas Marshall ( IMO: 9848132 ) foi atingido por uma bomba  em 23 de fevereiro. Foi confirmado que não houve vítimas. “O mercado ainda está lutando para ter uma visão clara da situação real no terreno”, disse um trader europeu de grãos. 

Duas outras embarcações comerciais que estavam atracadas no Mar Negro, perto do porto de Odessa, na Ucrânia, foram bombardeadas por militares da Rússia. Os cargueiros, com bandeiras da Moldávia e do Panamá, marcam uma nova ofensiva na invasão da Ucrânia pela Rússia

Os bombardeios aos navios foram confirmados pelo Ministério da Infraestrutura da Ucrânia. Um dos alvos foi o navio de bandeira moldava, o Millennial Spirit, que pegou fogo junto com a carga de 600 toneladas de diesel.

“O mercado ainda está lutando para ter uma visão clara da situação real no terreno”, disse um trader europeu de grãos. 

A gigante do transporte marítimo Maersk interrompeu temporariamente todo o transporte de contêineres de e para a Rússia, aprofundando o isolamento do país à medida que a invasão da Ucrânia desencadeia um êxodo de empresas ocidentais.

A Maersk, que opera rotas de transporte de contêineres para São Petersburgo e Kaliningrado no Mar Báltico, Novorossiysk no Mar Negro e Vladivostok e Vostochny na costa leste da Rússia, disse que todo o transporte de contêineres para a Rússia foi temporariamente interrompido.

Navios cargueiro são afundados

Navios são atingidos por explosões em portos da Ucrânia. O navio de carga Helt, de propriedade da Estônia, afundou nesta quinta-feira perto do porto ucraniano de Odessa após uma explosão, disse o encarregado pelo navio.

Guerra e o impacto no agro

O conflito entre Rússia e Ucrânia pode afetar o agronegócio em 3 formas. O 1º é em relação ao fornecimento de fertilizantes pela Rússia. O 2º é o fluxo de produção e comercialização de trigo e milho pelos dois países. E o 3º é a oferta global de petróleo, devido a relevância russa para esse produto.

  • A crise dos Fertilizantes

Com a atual situação, as sanções impostas sobre a Rússia poderão influenciar as importações, encarecendo ainda mais o preço desses insumos.

  • Pressão sobre os preços dos grãos

Rússia e Ucrânia são importantes produtores mundiais de grãos, como trigo e milho, e os conflitos devem diminuir a oferta mundial desses itens e pressionar os preços.

  • Preço do petróleo

O aumento do preço do petróleo afeta um custo crucial no campo: o do óleo diesel usado para mover máquinas e no transporte das cargas.

  • Efeito cascata

A menor oferta de trigo e milho pode elevar o preço mundial do trigo, afetando o Brasil, que compra o produto da Argentina. A elevação de preço do trigo e milho aumentam o preço de outros grãos, afetando diretamente nos custos de produção da pecuária de corte. Além disso, o maior valor pago para o milho direciona os agricultores a produzirem mais milho, diminuindo também a produção e oferta de soja, o que afeta os custos de produção de ração para a pecuária.

Concluindo

Segundo o Svein Tore Holsether, Presidente e CEO da Yara International, “é crucial que a comunidade internacional se reúna e trabalhe para garantir a produção mundial de alimentos e reduzir a dependência da Rússia, embora o número de alternativas hoje seja limitado. Isso constitui um dilema difícil entre continuar abastecendo-se da Rússia a curto prazo ou cortar a Rússia das cadeias alimentares internacionais. A última opção pode ter consequências sociais consideráveis. Essas considerações não devem ser feitas por empresas individuais, mas precisam ser feitas por autoridades nacionais e internacionais”.

“A urgência agora está em ajudar a Ucrânia e o povo ucraniano. Ao mesmo tempo, estamos pedindo aos governos noruegueses e internacionais que se unam e protejam a produção global de alimentos e trabalhem juntos para diminuir a dependência da Rússia”, resumiu ele.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM