Ministro Fávaro participa da entrega de obras de modernização dos aeroportos mato-grossenses

Inauguração foi realizada pelo presidente Lula, nesta quarta-feira (31). Também foi anunciado o aeroporto de Porto Alegre do Norte (MT).

Nesta quarta-feira (31), o presidente da República, Luiz Inacio Lula da Silva, realizou a entrega das obras de ampliação e de modernização dos aeroportos no estado de Mato Grosso. Os terminais beneficiados com intervenções são os de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. Ao lado do presidente, também estiveram os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; das cidades, Jader Filho; e da Casa Civil, Rui Costa.

Com investimentos superiores a R$ 372 milhões do Novo PAC, as reformas incluem adequação de terminais, pátios e pistas, garantindo mais segurança e conforto aos passageiros. Desse total, R$ 317,2 milhões são recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cavalos de hipismo: Como animais de milhões ganham seguros de luxo

Em discurso, o presidente Lula reforçou seu compromisso em governar para todos os brasileiros. Também destacou a importância das obras para a região e os benefícios para o comércio exterior. “Vocês não sabem o orgulho que eu tive quando fui ao Egito esse ano. Eu achei que era chique um guardanapo feito com algodão de lá. E aí, sabe qual foi o orgulho que eu senti? O Egito está comprando algodão de Mato Grosso”, pontuou o presidente.

O ministro Fávaro destacou a importância da iniciativa para alavancar as exportações da região. “A ampliação dos aeroportos vai resultar em mais oportunidades no mercado externo para Mato Grosso. O aeroporto de Cuiabá será internacionalizado e vai ter ligação direta com países da América do Sul. É desenvolvimento, oportunidade, emprego e renda para Mato Grosso”.

No Aeroporto Internacional de Cuiabá, a concessionária realizou melhorias operacionais e a requalificação do terminal, incluindo reforma, ampliação e modernização dos espaços, além da implementação de atualizações, como o novo sistema de ar-condicionado do terminal.

Nos aeroportos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, a Centro-Oeste Airports (COA) construiu novos terminais de passageiros, maiores e mais modernos, além de realizar intervenções que melhoram a segurança operacional dos empreendimentos.

Os empreendimentos geraram 2.200 empregos, entre diretos e indiretos. Em 2023, os aeroportos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) movimentaram cerca de 3,5 milhões de passageiros – embarcando ou desembarcando.

O ministro Silvio Costa evidenciou o impacto da iniciativa. “Esses aeroportos serão fundamentais para o desenvolvimento da infraestrutura da aviação. Mais do que isso, vai ser fundamental para o desenvolvimento turístico do estado”. Também anunciou o aeroporto de Porto Alegre do Norte (MT), “o presidente autorizou”.

Já o ministro Renan, pontuou outros investimentos no estado. “Eu queria registrar o apoio que eu tenho recebido do ministro Fávaro e do governo do estado para gente viabilizar a obra da BR158 no contorno da reserva indígena. Também estamos trabalhando duro para fazer um trecho que a BR242 precisa aqui no Mato Grosso, para facilitar o acesso da 163 até a 158, que é uma obra muito relevante. Nós estamos também otimizando o contrato da br-163 do Mato Grosso do Sul até a cidade de Cuiabá, que vai garantir outros investimentos para o estado”.

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM