Câmara temática do Mapa amplia discussão para que produtores possam acessar recursos estrangeiros para investimento na agropecuária brasileira.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (22) o presidente da Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio, Thiago Rocha, para tratar do acesso dos produtores rurais a recursos em moeda estrangeira e aos investidores do setor.
Criada em abril deste ano, a Câmara Temática tem como objetivo promover discussões sobre crédito privado para diversificar as fontes de financiamento, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor.
“Viemos ampliar a discussão acerca do crédito rural para o mercado privado. Também falamos sobre o acesso a dados qualificados do Banco Central, o que pode melhorar a análise de risco de crédito do produtor e a questão da modernização do seguro, com modelos que minimizem o risco da atividade”, informou Thiago Rocha.
O mercado de pagamento por serviços ambientais e o crowdfunding CPR (financiamento coletivo), forma de captação de recursos para o produtor rural que permite o acesso ao investidor de forma mais direta, tirando ao máximo a intermediação para reduzir custos, também foram assuntos encaminhados ao ministro.
Fávaro destacou que a Câmara Temática é um instrumento importante que permite a elaboração e a modernização das políticas públicas voltadas para o agronegócio e que vai marcar reuniões para direcionar ações concretas como resultado da atuação da Câmara dentro do ministério.
“Vamos conversar com o Conselho Nacional de Justiça para vermos a questão dos registros cartoriais, que precisam ser modernizados para melhorar o acesso ao crédito”, comentou o ministro.
Participaram da reunião os responsáveis pela gestão de riscos da Câmara Temática, Vitor Osaki, e pelas operações escrituradas e mercados de capitais, Renato Buranello.
Opções de Financiamento
A Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio foi criada em abril deste ano para permitir a discussão de novas formas de financiamento para a agropecuária, tais como o crédito privado. A modernização do crédito e dos instrumentos de gestão de risco são temas de estudo do grupo instalado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que tem a participação de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil.
Composto por representantes de 46 órgãos e entidades, o novo fórum é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. Esse trabalho será continuado como um Grupo Técnico da nova Câmara. A Portaria Nº 579,que institui a Câmara Temática, foi publicada no Diário Oficial da União.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Catuaí Vermelho ou Amarelo? Descubra as diferenças técnicas, produtividade e qual variedade de café melhor se adapta à sua fazenda neste guia completo. Diferenciar a centopeia no café de ameaças reais como os sinfílidos é vital para proteger o sistema radicular e evitar gastos desnecessários com inseticidas no cafezal Continue Reading Centopeia no café é praga? Saiba como identificar e as melhores formas de controle Entenda por que as galinhas entram em greve na Quaresma. Analisamos o fotoperiodismo, a muda de penas e como o agronegócio usa tecnologia para manter a produção. Continue Reading Por que dizem que as galinhas “entram em greve” na Quaresma? Descubra o motivo real Recuperação de pastagens, reintegração de produtores à cadeia formal e avanço da rastreabilidade orientam estratégias voltadas à preservação da competitividade e à ampliação do acesso a mercados nacionais e internacionais mais exigentes. Com escassez de água e terras férteis, Emirados Árabes investem em tecnologia agrícola, fazendas globais e megaprojetos logísticos para reduzir dependência de importações e garantir comida para a população. Entenda como a raça Akaushi equilibra saúde, rusticidade e alto valor de mercado, superando a hegemonia do gado preto ao oferecer uma carne rica em ‘gordura do bem’ e alta adaptação ao clima tropical Catuaí Vermelho ou Amarelo? O guia definitivo para não errar na escolha da sua próxima muda
Centopeia no café é praga? Saiba como identificar e as melhores formas de controle
Por que dizem que as galinhas “entram em greve” na Quaresma? Descubra o motivo real
Pecuária brasileira aposta em produtividade, inclusão e transparência para responder às mudanças no consumo global de carne bovina
Emirados Árabes investem bilhões em tecnologia agrícola para garantir alimentos usando o deserto
Guerra das Cores: Por que o Wagyu Vermelho está vencendo o marketing do gado preto no Texas?





