
Câmara temática do Mapa amplia discussão para que produtores possam acessar recursos estrangeiros para investimento na agropecuária brasileira.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (22) o presidente da Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio, Thiago Rocha, para tratar do acesso dos produtores rurais a recursos em moeda estrangeira e aos investidores do setor.
Criada em abril deste ano, a Câmara Temática tem como objetivo promover discussões sobre crédito privado para diversificar as fontes de financiamento, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor.
“Viemos ampliar a discussão acerca do crédito rural para o mercado privado. Também falamos sobre o acesso a dados qualificados do Banco Central, o que pode melhorar a análise de risco de crédito do produtor e a questão da modernização do seguro, com modelos que minimizem o risco da atividade”, informou Thiago Rocha.
O mercado de pagamento por serviços ambientais e o crowdfunding CPR (financiamento coletivo), forma de captação de recursos para o produtor rural que permite o acesso ao investidor de forma mais direta, tirando ao máximo a intermediação para reduzir custos, também foram assuntos encaminhados ao ministro.
Fávaro destacou que a Câmara Temática é um instrumento importante que permite a elaboração e a modernização das políticas públicas voltadas para o agronegócio e que vai marcar reuniões para direcionar ações concretas como resultado da atuação da Câmara dentro do ministério.
“Vamos conversar com o Conselho Nacional de Justiça para vermos a questão dos registros cartoriais, que precisam ser modernizados para melhorar o acesso ao crédito”, comentou o ministro.
Participaram da reunião os responsáveis pela gestão de riscos da Câmara Temática, Vitor Osaki, e pelas operações escrituradas e mercados de capitais, Renato Buranello.
Opções de Financiamento
A Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio foi criada em abril deste ano para permitir a discussão de novas formas de financiamento para a agropecuária, tais como o crédito privado. A modernização do crédito e dos instrumentos de gestão de risco são temas de estudo do grupo instalado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que tem a participação de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil.
Composto por representantes de 46 órgãos e entidades, o novo fórum é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. Esse trabalho será continuado como um Grupo Técnico da nova Câmara. A Portaria Nº 579,que institui a Câmara Temática, foi publicada no Diário Oficial da União.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O novo sorgo é indicado para as regiões já consolidadas no cultivo dessa cultura, como Centro Oeste, Nordeste e Sudeste. Continue Reading Novo sorgo granífero supera 6.000 kg por hectare e garante alta produtividade Em 2024, o Brasil exportou 2,5 milhões de toneladas de carne bovina in natura, volume 26,9% maior do que o embarcado em 2023. Continue Reading Carcaças mais pesadas: a nova era da pecuária brasileira Alta na produção brasileira e tensões comerciais entre EUA e China podem abrir novas oportunidades, mas exigem atenção redobrada para o manejo no campo. Em Uttar Pradesh, cidade indiana, uma árvore com mais de 300 mangas reflete o legado do horticultor Kalimullah Khan. Continue Reading A árvore das mil mangas: o legado vivo de um horticultor indiano Na pecuária, a maioria das vacas costuma ter apenas um bezerro por gestação, e partos gemelares já são considerados raros. Continue Reading Vaca pare três bezerros de uma só vez em fazenda de Quixeramobim Após desocupação área que pertence à empresa JBS, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra um bloqueio na BR-060. Continue Reading Ocupação chega ao fim mas MST faz ação de bloqueio em rodovias de MSNovo sorgo granífero supera 6.000 kg por hectare e garante alta produtividade
Carcaças mais pesadas: a nova era da pecuária brasileira
Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional
A árvore das mil mangas: o legado vivo de um horticultor indiano
Vaca pare três bezerros de uma só vez em fazenda de Quixeramobim
Ocupação chega ao fim mas MST faz ação de bloqueio em rodovias de MS