Fávaro e representantes da PNUMA se encontraram nesta terça-feira (2) na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro se reuniu com a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, e representantes do Ministério das Relações Exteriores, para dialogar sobre a agenda ambiental brasileira. O encontro ocorreu nesta terça-feira (2) na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília.
Na ocasião, o ministro Fávaro destacou a atuação do Governo Federal para o desenvolvimento do agronegócio com práticas sustentáveis. “Produzir e preservar são aditivos fundamentais, precisam caminhar juntos e estamos trabalhando nisso aqui no Brasil”, afirmou.
Para a diretora do PNUMA, o Brasil possui a oportunidade de combinar a vocação ambiental com a competência na agropecuária de forma estratégica, dados o capital natural – extensas áreas de vegetação, vasta biodiversidade, recursos hídricos, condições climáticas favoráveis –, as tecnologias e as cadeias produtivas estruturadas e o arcabouço de políticas públicas voltadas à sustentabilidade. “O trabalho que tem sido desenvolvido por esse Ministério, como o Plano ABC, reforça o compromisso contínuo da agricultura e o desenvolvimento sustentável”, elogiou Inger Andersen.
Após o ministro Fávaro pontuar o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), Andersen demonstrou interesse em divulgar o programa para os demais parceiros das Nações Unidas. “O programa (PNCPD) é exatamente o que precisa ser feito -descarbonização e o aumento da sustentabilidade social e ambiental da atividade agropecuária. É o que estamos recomendando para os países ao redor do globo”, afirmou a diretora.
Fávaro ainda reforçou que o Plano Safra 2024/25, que será lançado nesta quarta-feira (3), continuará incentivando os produtores a utilizarem práticas sustentáveis, por meio do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (2020-2030) (Plano ABC+).
Na oportunidade, também foram tratados temas como a presidência brasileira do G20; o modelo de agricultura tropical, baseado em ciência, tecnologia e inovação implementado no Brasil e como ele servirá para ajudar países como a África e a Índia; o domínio do Brasil na produção de biofertilizantes e a representatividade do Brasil nos fóruns internacionais.
Também participaram da reunião a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda; o assessor especial do ministro Carlos Fávaro, Carlos Augustin; o diretor regional e representante do PNUMA na América Latina e Caribe, Juan Bello; o representante do PNUMA no Brasil, Alberto Pacheco Capella; a diretora do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Maria Angélica Ikeda; entre outros.
Programa das Nações Unidas para o meio ambiente
O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.
A missão do PNUMA no Brasil é disseminar, entre parceiros e sociedade, informações sobre acordos ambientais, programas, metodologias e conhecimentos sobre temas ambientais relevantes da agenda global e regional e, também, promover uma maior participação e contribuição de especialistas e instituições brasileiras em foros, iniciativas e ações internacionais.
Fonte: Mapa
VEJA TAMBÉM:
- Indicador do algodão reage em junho
- Demanda externa sustenta cotações do arroz no Brasil
- Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir prejuízos de parasitas gastrointestinais
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.