
Ações que tratam do marco temporal devem ser suspensas até decisão final do STF. As partes envolvidas terão 30 dias para apresentar propostas de conciliação
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (22) determinar a instauração de processo de conciliação envolvendo as ações sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Com a decisão, as ações que tratam da questão devem ser suspensas até decisão final da Corte. As partes envolvidas terão 30 dias para apresentar propostas de conciliação.
Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.
Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco. Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.
Na decisão, Gilmar Mendes defendeu que questões de grande relevância sejam debatidas antes da decisão final da Corte.
“Qualquer resposta advinda dos métodos tradicionais não porá fim à disputa político-jurídica subjacente, merecendo outro enfoque: o da pacificação dos conflitos, na tentativa de superar as dificuldades de comunicação e entendimentos em prol da construção da solução por meio de um debate construído sob premissas colaborativas e propositivas voltadas a resolver os impasses institucionais e jurídicos advindos da Lei 14.701/2023”, justificou Mendes.
Fonte: Agência Brasil
Tristeza parasitária: A perigosa doença bovina que você precisa conhecer
A saúde do gado é um dos pilares da pecuária de sucesso, e entre os desafios que mais comprometem a produtividade está a Tristeza Parasitária Bovina (TPB)
Continue Reading Tristeza parasitária: A perigosa doença bovina que você precisa conhecer
COP30: oportunidade para o agro brasileiro na agenda global do clima
Evento da ABAG resultará em um documento com o posicionamento alinhado entre todas as entidades do agro sobre como o setor pode ser parte da solução para as mudanças climáticas.
Continue Reading COP30: oportunidade para o agro brasileiro na agenda global do clima
ALERTA: Ar polar se dissipa e fim de semana será mais quente em todo o país
O sábado marca o retorno do calor em boa parte do país, com tempo estável no Centro-Sul e pancadas típicas de calor no Norte e Nordeste
Continue Reading ALERTA: Ar polar se dissipa e fim de semana será mais quente em todo o país
Chuva e temperatura mais amena beneficiam segunda safra de milho, analisa Nottus
A safra de milho 2025 deve ocorrer sob condições climáticas mais favoráveis se comparada ao mesmo período do ano passado no Centro-oeste do país.
Continue Reading Chuva e temperatura mais amena beneficiam segunda safra de milho, analisa Nottus
Trabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT
A troca só é vantajosa nos casos em que o consignado para CLT, lançado há um mês, tenha juros mais baixos que as linhas de crédito contratadas pelo trabalhador.
Continue Reading Trabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT
Vacinas reprodutivas para bovinos de corte garante máxima produtividade
Infecções causadas por bactérias, vírus e protozoários comprometem a fertilidade do rebanho, impactando diretamente a produtividade e a rentabilidade das fazendas
Continue Reading Vacinas reprodutivas para bovinos de corte garante máxima produtividade