André de Paula fará a palestra magna na abertura do evento nesta terça-feira (23), a partir das 10h35, quando vai abordar as ações da pasta para o setor de pesca e aquicultura no Brasil.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, é uma das autoridades com presença confirmada no primeiro dia da 12ª Aquishow Brasil, a ser realizada nesta semana, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP).
Nesta terça-feira (23), ele participa da cerimônia de abertura e, na sequência, fará a palestra magna, no auditório principal do pavilhão de exposições “Marcelo Berriel”, com o tema “O novo MPA e suas ações para a aquicultura brasileira”.
Vale lembrar que a pasta foi criada há anos, mas, na gestão anterior, havia perdido seu status de ministério. Portanto, a atividade inédita dentro da programação da feira é, também, uma forma de celebração pela recente conquista do setor aquícola.
Segundo de Paula, a atividade de aquicultura traz consigo uma série de oportunidades, como geração de renda e emprego e produção de alimentos, mas, assim como outras atividades produtivas, requer práticas pautadas em sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Hoje, há obstáculos que dificultam essas práticas, como o licenciamento ambiental, o custo de produção, a incidência tributária sobre a ração para organismos aquáticos e a falta de assistência técnica para pequenos aquicultores, por exemplo. “Nos próximos quatro anos, esperamos resolver muitos gargalos. O Brasil é o maior produtor de proteína animal do mundo, liderando os mercados de aves, suínos e bovinos, mas é o 13º no mercado de pescados. Temos muito trabalho pela frente, para que o País assuma uma posição compatível com seu potencial”, diz o ministro.
De Paula explica que entre as ações planejadas para seu mandato está a abertura de novos mercados, como a exportação para o mercado europeu, que está fechada desde 2018. Outra proposta é continuar com as cessões de uso, regularizando a atividade em tanques-rede em diversos estados. Essas e outras novidades serão tratadas durante a Aquishow 2023.
Realização
A 12ª Aquishow Brasil será realizada entre terça e sexta-feira (26), pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo de São Paulo, através do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Programação do auditório principal nesta terça-feira (23)
07h – Credenciamento
09h – AgriFutura Pescado: Startups Race e Startup Expo
09h – Cerimônia de abertura do evento
10h35 – Palestra: “O novo MPA e suas ações para a aquicultura brasileira”, com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula
11h30 – Entrega dos troféus do Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2023
14h – Painel: “A produção de organismos aquáticos no Brasil”, com mediação de Francisco Hidalgo Farina, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; e Juliana Lopes, zootecnista e diretora de Aquicultura em Águas da União, do MPA. Participação de representantes da algicultura, aquaponia, aquarismo/ornamentais; jacaricultura; malacocultura; piscicultura e ranicultura.
Fonte: Assessoria Aquishow Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.