Ministro da Nova Zelândia faz primeira visita oficial ao Brasil

Agenda do ministro Todd McClay, responsável pelas pastas da Agricultura e do Comércio, em São Paulo incluiu encontros com empresas da Nova Zelândia que atuam no país e marcou os 60 anos de relações diplomáticas entre as duas nações;

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o ministro neozelandês Todd McClay, responsável pelas pastas da Agricultura e do Comércio, cumpriu agenda em São Paulo em 22/10. Ele visitou a sede do governo paulista, onde se reuniu com o vice-governador Felício Ramuth, e participou de evento com executivos de empresas da Nova Zelândia e clientes brasileiros.

A Nova Zelândia foi convidada pelo Brasil, como nação convidada especial, para a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos 20 (G-20). O Ministro destacou essa como uma grande oportunidade para se engajar com as maiores economias do mundo.

Engajamento com IA pode reduzir turnover no agro e varejo

Em sua agenda na capital paulista, o  ministro McClay declarou na noite de terça (22) que o governo da  Nova Zelândia deseja dobrar o valor das exportações de seu país nos próximos 10 anos e destacou a importância da América Latina e do Brasil como parte desse objetivo, dadas as significativas oportunidades de negócios na região para as empresas neozelandesas.

“As empresas neozelandesas que atuam no Brasil estão expandindo seus negócios e estabelecendo vínculos duradouros com clientes brasileiros e dos demais países da América Latina”, destacou. “Esse movimento é muito positivo e demonstra o crescimento da atuação da Nova Zelândia em diversos setores estratégicos, como agricultura, tecnologia da informação e indústria”, disse McClay em evento em São Paulo.

A proximidade das relações da Nova Zelândia e o Brasil em cenários internacionais, como na Organização Mundial do Comércio (OMC) e nas Nações Unidas, em questões globais como agricultura, liberalização do comércio, desarmamento nuclear, direitos humanos, mudança climática, igualdade de gênero e questões indígenas, são marcos da relação bilateral. O Brasil é membro do Acordo Global de Comércio e Gênero (GTAGA), tendo aderido no início de 2024, com o Ministro McClay sendo o atual presidente do GTAGA.

Durante o encontro na capital paulista, com empresas neozelandesas  atuantes no Brasil, o ministro McClay comemorou o fortalecimento das relações comerciais. “É gratificante estar aqui e contribuir com a visibilidade à inovação das empresas neozelandesas”, disse. “Nossas tecnologias pioneiras são construídas por meio de um trabalho colaborativo que oferece produtos e soluções de excelência para todo o mundo”, afirmou.

Ainda na ocasião, as empresas da Nova Zelândia, que atuam em diferentes setores da economia, como agronegócio, tecnologia, genética, indústria, entre outros, anunciaram acordos e parcerias locais que ampliam suas operações no Brasil. Entre as companhias participantes, estavam a AD Instruments, AROA Biosurgery, Framecad, Gallagher Animal Management, Les Mills e Tait Communications.

Todd McClay é o ministro das pastas da Agricultura, Florestas, Caça e Pesca  e Comércio. Ele é membro do parlamento neozelandês por Rotorua, desde 2008. Anteriormente, Todd foi diplomata e  Embaixador das Ilhas Cook e Niue, na União Europeia. Todd McClay trabalhou no setor empresarial na Europa, bem como em governo e relações públicas internacionalmente.

Sobre a New Zealand Trade & Enterprise  

A New Zealand Trade & Enterprise (NZTE) é a agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia. Sua atividade principal é oferecer suporte para que os negócios do país gerem alianças estratégicas e fomentem relações comerciais em nível internacional. Por meio de uma rede de 55 escritórios, a NZTE conecta os empreendimentos da Nova Zelândia ao mundo, compartilhando oportunidades, conhecimento, experiência e contatos. Para mais informações, acesse: https://www.nzte.govt.nz.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM