“Estarei com vocês no dia 10 de setembro, na abertura da Expointer, esta feira tão importante, uma das principais da agropecuária brasileira”, disse ela!
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou sua participação na 44ª edição da Expointer, informou a organização da feira, que ocorre entre 4 e 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O convite foi formalizado na última sexta-feira (13/8), quando Tereza Cristina se reuniu com a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti. Além da Expointer, elas também trataram sobre específicas do agronegócio gaúcho, segundo nota divulgada pela pasta do Rio Grande do Sul.
“Estarei com vocês no dia 10 de setembro, na abertura da Expointer, esta feira tão importante, uma das principais da agropecuária brasileira. Não vou deixar de estar em nenhuma edição enquanto estiver aqui no ministério, vou participar de todas ”, destacou Tereza Cristina.
Durante uma reunião, uma secretária Silvana Covatti apresentou como ações do Rio Grande do Sul para evitar o ingresso da Peste Suína Africana (PSA) no Estado. Silvana solicitou autorização ao ministério para que o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) pode realizar as análises de monitoramento.
Tereza Cristina destacou que o ministério fortaleceu a fiscalização e tem que tomar todas as medidas necessárias para prevenir a entrada da doença no Brasil. “Estamos com nossa vigilância, mas atuante na fiscalização de portos e aeroportos.”
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
A secretária também apresentou pedido dos produtores de suínos, que reivindicou a redução de alíquotas de ICMS de 12% para 6% nas vendas interestaduais de suínos vivos. “A medida é importante para garantir renda para as famílias produtoras de suínos”, destacou Silvana.
A ministra explicou que é importante uma mobilização orquestrada entre secretários estaduais da Fazenda e da Agricultura dos Estados interessados. “A demanda precisa ser unânime entre os Estados, fica mais fácil a Fazenda apoiar”, respondeu.
Fonte: Globo Rural