Segundo a pasta, existem mais de 1.500 startups ligadas às atividades agropecuárias e mais de 50 ambientes de inovação distribuídos pelo Brasil.
O Ministério da Agricultura lançou um programa para apoiar a inovação no agronegócio, o Agro Hub Brasil. Segundo o ministério, existem mais de 1.500 startups ligadas às atividades agropecuárias e mais de 50 ambientes de inovação distribuídos por todo o Brasil.
O coordenador-geral de articulação para inovação do Ministério da Agricultura, Daniel Trento, contou como funciona o Agro Hub Brasil.
“O programa Agro Hub Brasil tem a finalidade de fortalecer e apoiar os ecossistemas de inovação agropecuária do país. É promover um ambiente que favoreça interação, aproximação de produtor rural, de pesquisador, de universidade, de instituição de pesquisa, empresas privadas e principalmente startups”, explicou.
“A ideia é que a gente consiga, por meio desses ambientes, promover a captação de recursos, sejam eles públicos ou privados. Recursos públicos por meio de editais, junto aos órgãos de fomento como o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e FINEP [Financiadora de Estudos e Projetos].”
“Já tem programado para lançar ainda esse ano, na casa de R$ 10 milhões cada um desses editais. E também recursos privados, facilitando o ambiente onde investidores privados possam aportar recursos em startups do agro, as agtetchs”, completou