
Com uso da tecnologia para padronização de corte, Minerva potencializa capacidade de produção usando a Inteligência Artificial para automatizar classificação de carcaças.
A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, implantou uma tecnologia recente para automatizar a tipificação de carcaças em suas operações, que potencializa a capacidade e rendimento da produção.
Com o uso de Inteligência Artificial, o processo de classificação é capaz de analisar imagens específicas, coletadas durante o processo por meio de câmeras especiais, instaladas dentro das unidades produtivas, e reproduzir em tempo real o padrão de corte em todas as carcaças trabalhadas, de maneira mais ágil e precisa. Dessa forma, a Companhia potencializa a padronização de tipificação de carcaças, além de aumentar a precisão dos dados sobre a produção.
“Para calibrar o novo sistema, foram mais de 30 mil imagens avaliadas e classificadas manualmente. Com essa tecnologia, cada imagem de meia carcaça está sendo avaliada e classificada, em média, a cada 0,8 segundos. O investimento em I.A. é parte do nosso olhar estratégico sobre como a inovação aumenta a nossa produtividade ao mesmo tempo em que resulta em produtos com qualidade superior. Estamos otimizando nossa operação, tornando a produção ainda mais assertiva e padronizada, desde a escolha de fornecedores até o produto final”, destaca Silvio Irizawa, Diretor Industrial da Minerva Foods.
Além da classificação da cobertura de gordura nas carcaças, a tecnologia da Minerva Foods disponibiliza informações sobre falhas manuais, de sistema ou equipamento, e presença de pontos atípicos em cada região de corte. O mecanismo ainda permite avaliar melhor os padrões dos fornecedores da Companhia, entender o comportamento do gado por região e montar indicadores para tomadas de decisão.
A empresa ainda reuniu uma equipe de pesquisadores especializados que, em cooperação com os profissionais da Minerva Foods, criou um Termo de Referência Técnica (TRT), que serviu de base para o treinamento inicial da Inteligência Artificial.
- Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
- Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
- Conheça o melhor touro Nelore da história
Desenvolvidos em parceira com uma startup, a tecnologia está sendo implantada, inicialmente na unidade de Rolim de Moura/RO. A previsão é que em breve, todas as unidades da Minerva Foods já estejam equipadas com o novo mecanismo.
Sobre a Minerva Foods
A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 16 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento.