Com pesquisas no campo da geologia e mineração, somado as tecnologias dispostas, é possível produzir insumos, fertilizantes, tais quais os produzidos com o pó de rocha!
A agricultura, atividade de produção de alimentos, está conectada a mineração, pois é por meio dessa que são produzidos os fertilizantes, agentes os quais são principais na produção agrícola e assim sustentar toda a cadeia produtiva que alimenta o Brasil.
A mineração no Brasil tem atividades muito importantes, que se realizadas de forma correta e sustentável tendem a se tornar uma das principais atividades para o fomento ao agronegócio. Com pesquisas no campo da geologia e mineração, somado as tecnologias dispostas, é possível produzir insumos, fertilizantes, tais quais os produzidos com o “pó de pedra” e os biofertilizantes, que utilizam micronutrientes em sua composição.
Para conseguir explorar todos esses recursos, o Brasil, que conta com uma vasta área e com uma pluralidade de recursos naturais, renováveis e não renováveis, pode ter, na mineração, uma solução para diminuir a dependência de fertilizantes agrícolas, provenientes de importação.
Sendo assim, quando surgirem fatores externos (guerras, pandemias, mudanças climáticas) que podem comprometer o abastecimento de insumos agrícolas, não será necessário sofrer com a escassez de recursos e flutuação de preços, sendo possível garantir uma zona segura no abastecimento de alimentos nos lares brasileiros.
Pó de rocha ou pó de pedra como fertilizante
Já é rotineira, em muitos países, a integração do uso de silicatos e pós de rochas nas práticas agrícolas. Entre os benefícios, estão a substituição de fertilizantes químicos e sintéticos, e redução da contaminação ambiental, além promover a proteção das plantas, sendo uma excelente alternativa voltada para agricultura sustentável. Material é rico em cálcio, magnésio e, principalmente, em potássio; Sendo assim, o “pó de rocha” pode servir de fertilizante para as plantas e ajudar o Agro;
É importante ressaltar que o remineralizador não precisa ser aplicado ao solo com outro produto. A aplicação é simples e pode ser feita com o mesmo maquinário do calcário, via calcareaderia ou distribuidor de sólidos, para grandes áreas ou mesmo manualmente em áreas menores.
- Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
- Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
- Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
- Starlink, de Elon Musk, é líder no Brasil e faz mega promoção para produtor rural
- Cow Sense: a habilidade dos cavalos no manejo de gado e nas competições
O agronegócio brasileiro é sim capaz de produzir sem ferir o meio ambiente, que é de domínio público, logo, é de propriedade de todo brasileiro; evitando grilagem de terras e não revogando as questões do marco temporal; pois o agronegócio tem espaço e recursos para produzir sem ferir as comunidades de agricultura familiar, população indígena e comunidades quilombolas, que usam a terra para sua subexistência.
Conhecimento é a chave para fazer um agro que sim, é tecnológico (AgroTech), que seja para a população (AgroPop); para assim conseguir que ele seja de todos (AgroTudo).
Marcos Silveira Pereira
Gestor em Agronegócio
marcospnine@gmail.com
+55 (31) 920092190