O estado de Minas Gerais será palco da maior planta de energia solar da América Latina.
Nos próximos três anos, Minas Gerais será palco da maior planta de energia solar da América Latina, localizada em Pirapora, no norte do estado. A empresa Sunew, produtora de células fotovoltaicas em material flexível em vez das tradicionais placas rígidas é a responsável pelo projeto. A célula é o dispositivo que capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica.
Fundada em 2015, a Sunew é líder mundial na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), com capacidade de produção instalada de 400.000 m² por ano. O método de produção desenvolvido é contínuo, altamente escalável e utiliza materiais orgânicos abundantes na natureza e não tóxicos.
- Energia solar fez granja diminuir custos de eletricidade em 40%
- Uso de energia solar no campo cresce com usinas flutuantes
- Energia solar pode gerar economia de até 75%
- Empresa desenvolve telha que substitui as placas solares
- Empresa africana quer abastecer Europa com energia solar do Saara
Minas Gerais foi o primeiro estado a criar incentivos fiscais para a cadeia produtiva da energia solar porque a quantidade de sol recebida em algumas regiões de MG é maior que nas outras regiões do Nordeste. A usina de Pirapora possui diferenciais logísticos, geográficos e de acessibilidade como fatores estratégicos e atingirá uma capacidade de produção de 240 megawatts (MW).
Os painéis orgânicos são flexíveis e leves, e podem ser colocados onde as grandes e pesadas células fotovoltaicas não podem ser utilizadas. Entre as vantagens também está o peso, enquanto uma célula de silício pesa 25 kg, o painel orgânico pesa 0,5 kg.