Primeira safra foi projetada em 26,8 milhões de toneladas em 2024, queda de 3,3%; a 2ª deve somar 90,1 milhões de toneladas.
O Brasil deve colher 116,9 milhões de toneladas de milho em 2024, uma redução de 10,8% em relação à safra colhida em 2023. Os dados são do terceiro Prognóstico para a Produção Agrícola deste ano, divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção é 1,4% menor que o estimado no segundo prognóstico.
A primeira safra de milho foi projetada em 26,8 milhões de toneladas em 2024, queda de 3,3% ante 2023.
Segundo o IBGE, o Rio Grande do Sul, que teve sua safra de 2023 muito prejudicada pelo clima, deve ter sua produção recuperada em 2024. Nos demais estados produtores, aguarda-se uma queda na produção. “As principais causas são a falta de chuvas na região Centro-Oeste, e o excesso de água no Sul. Além dos preços, que não reagiram como o esperado”, justificou o órgão.
Já a segunda safra do grão deve somar 90,1 milhões de toneladas em 2024, queda de 12,8% em relação a 2023. Em virtude das condições climáticas desfavoráveis, houve atraso no plantio de soja em algumas regiões produtoras, reduzindo a janela de plantio para a segunda safra de milho.
“Com exceção de São Paulo e Pará, nas demais unidades da federação produtoras a safra deve cair em função das expectativas negativas com o clima e o declínio da área plantada, já que os preços do produto não estão incentivando o aumento dos investimentos nas lavouras. Vale ressaltar, o patamar de comparação elevado em relação a 2023”, completou o instituto.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Navios com arroz da Tailândia começam a descarregar em Rio Grande
- Cadeia Produtiva do Leite no Brasil comemora linha de crédito
- Soja: aguardando Conab, Chicago retoma rotina de perdas
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.