Agroconsult prevê 107,2 milhões de toneladas para milho 2ª safra do Brasil; A produção marca número recorde, 16% maior que o da temporada passada; Confira as expectativas da produção de grãos no país.
A produção da segunda safra de milho do Brasil alcançará um recorde de 107,2 milhões de toneladas, volume 16% maior que o da temporada passada, impulsionada por rendimentos significativamente melhores em Estados como Mato Grosso e Goiás, disse a Agroconsult nesta quarta-feira (19), após uma visita aos campos.
Em sua estimativa pré-safra em maio, a Agroconsult esperava que a produção da segunda safra de milho chegasse a 102,4 milhões de toneladas. Como o milho foi plantado mais tarde do que o normal em 2023, alguns agricultores ainda não terminaram a colheita, disse a consultoria.
Em um cenário de desafios econômicos e preocupações com os preços, o setor agrícola do Brasil celebra uma safra recorde de milho. Dados da 20ª edição do Rally da Safra revelam que a produção de milho, à medida que a safra avançava, as condições favoráveis e técnicas agrícolas avançadas permitiram que os agricultores superassem as adversidades iniciais. A produtividade média nacional foi estimada em 105,5 sacas por hectare, um crescimento notável de 14,8% em relação à safra anterior.
O estado do Mato Grosso foi o grande destaque, alcançando uma produtividade recorde de 120,1 sacas por hectare. Essa marca representou um aumento de 15% em relação à safra passada. Goiás também comemorou um recorde de produtividade, registrando 116,9 sacas por hectare, um crescimento de impressionantes 44% em relação à safra anterior.
Esse desempenho notável é resultado de vários fatores-chave, incluindo uma melhor distribuição de chuvas, maior quantidade de plantas, espigas e grãos por hectare, além de boa sanidade das lavouras tardias. A qualidade do milho brasileiro o tornou altamente competitivo no mercado internacional, com a China se destacando como um importante destino para as exportações.
Apesar da euforia com a colheita recorde, os produtores enfrentam desafios logísticos. Os meses de agosto e setembro concentrarão uma parte significativa da colheita nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. A demanda interna por milho permanece forte, mas a exportação adicional de 54,1 milhões de toneladas requer planejamento cuidadoso para garantir a entrega eficiente e oportuna.

Produção brasileira de grãos deverá chegar a 390 milhões de toneladas até 2032
A produção de grãos no Brasil deverá aumentar 24,1% nos próximos dez anos, chegando perto de 390 milhões de toneladas na safra 2032/2033, com acréscimo de 75,5 milhões de toneladas. Esse acréscimo corresponde a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano. Soja, milho de segunda safra e algodão devem continuar alavancando o crescimento da produção de grãos.
A área de grãos deve expandir-se dos atuais 77,5 milhões de hectares para 92,3 milhões de hectares em 2032/33.
Os números são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33, feito pela Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As projeções do Agronegócio mostram um enorme potencial de crescimento do setor, que deverá ocorrer, principalmente, com base na produtividade, entretanto, de acordo com a pesquisa, será necessário ampliar os investimentos em pesquisa. A expansão de área deverá ocorrer devido ao padrão de crescimento da agricultura brasileira. De acordo com o estudo, a produtividade e as tecnologias operam juntas no sentido de crescimento sustentável.
A adição dos 14,7 milhões de hectares à área plantada de grãos poderá vir da conversão de áreas atualmente degradadas, particularmente, oriundas de pastagens extensivas, entre outras possibilidades, que evitem afetar a cobertura vegetal do país.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
ALERTA: Chuva de 100 mm e risco de 40°C colocam várias regiões em atenção nesta semana
Aviso do Inmet indica chuvas intensas e rajadas de vento em dezenas de regiões do país; previsão aponta acumulados elevados no Norte e Centro-Oeste e temperaturas próximas de 40°C em áreas do Sul.
Maior rodeio da América Latina, Barretos 2026 abre pré-venda de ingressos com show do Embaixador
Festa do Peão de Barretos 2026, maior rodeio da América Latina, inicia pré-venda exclusiva para cooperados do Sicoob e confirma Gusttavo Lima como embaixador da 71ª edição, com duas apresentações na arena e doação de cachê ao Hospital de Amor.
Ibama apreende 550 cabeças de gado em operação e volta a reacender debate sobre ações
Fiscalização realizada na Ilha do Bananal mobilizou agentes ambientais, Polícia Militar Ambiental e apoio aéreo para combater a criação irregular de bovinos dentro da Terra Indígena Parque do Araguaia, uma das áreas mais sensíveis do país em biodiversidade e proteção territorial.
Caminhoneiros enfrentam fila de 45 km e até 3 dias sem água ou banheiro para descarregar soja no Pará
Caminhoneiros que transportam grãos enfrentam condições precárias para descarregar cargas no porto de Miritituba, no Pará; gargalos logísticos expõem problemas históricos da infraestrutura brasileira e elevam custos do agronegócio.
Quem foi Man Hater, o touro de US$ 1 milhão sacrificado após grave lesão em competição da PBR
Considerado um dos melhores touros da história do rodeio mundial, Man Hater foi sacrificado após fratura grave durante evento da Professional Bull Riders (PBR); especialistas explicam por que esse tipo de decisão é tomado em casos extremos.
“Agro Pug”: pug assume papel de pastor de ovelhas no interior de SP e conquista a internet
Sem treinamento e contrariando os padrões das raças de trabalho no campo, o pug Bolota passou a ajudar no manejo de ovelhas em uma fazenda de Jacareí (SP) e se tornou um fenômeno nas redes sociais. Uma história curiosa e surpreendente vem chamando atenção no meio rural brasileiro e nas redes sociais. No interior de…





