Afinal de contas, porque os bezerros Angus nascem marrons? É um susto que muitos produtores tem ao ver os bezerros F1 após o nascimento. Veja o que acontece!
Utilizar o cruzamento entre raças já não é mais novidade na pecuária moderna, é uma realidade lucrativa que o produtor encontrou para maximizar os ganhos. Mas ainda existem algumas dúvidas, certo?
O especialista em melhoramento genético, Alexandre Zadra, da Genex, recebeu uma pergunta muito comum sobre os bezerros F1 Angus. Ele trouxe para gente uma explicação sobre o tema, junto com alguns vídeos. Vamos descobrir “por quê meus bezerros F1 Angus estão nascendo marrons?”.
Pergunta:
“Aqui na minha fazenda nasceram os bezerros F1 Angus/Nelore onde a maioria é marrom. O vendedor de sêmen havia me prometido que o touro que comprei era Aberdeen Angus e os animais F1 seriam todos pretos. Será que comprei sêmen de um touro Angus com algum Red Angus em seu pedigree?” Ilson Gardini Junior – Paragominas (PA).
Veja a resposta do Zadra, para a pergunta do pecuarista:
Sua pergunta é comum quando se usa o sêmen de Angus Puro nas vacas Nelore, pois a grande maioria dos Angus produz bezerros F1 Marrons ( Apelidados de cor de Rapé), que é o pelo do nascimento.
Entre 2,5 e 3 meses começam a perder esse pelo marrom, aparecendo por baixo o pelo que terá pelo resto da vida, sendo esse de cor preta. Nessa idade, a perda dos pelos marrons inicia-se ao redor dos olhos, narina, chanfro e nas costas.
- Melhoramento Genético:
- Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
- Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
- Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
- Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
- IATF: cuidados com o sêmen congelado
- Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
- Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
- Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
Fonte: CrossBreendig