
Os testes com trigo transgênico estão sendo realizados no bioma Cerrado, que é mais seco e quente do que as áreas tradicionais de trigo, no Sul
A meta do Brasil de produzir toda a necessidade de trigo que consome no espaço de 10 anos não leva em consideração o uso de cultivos transgênicos, disse o presidente da empresa de pesquisa agropecuária Embrapa, Celso Moretti, à Reuters ontem.
As declarações de Moretti, dadas durante uma conferência internacional em São Paulo, ocorrem no momento em que a Embrapa testa o cultivo de uma variedade de trigo geneticamente modificada resistente à seca. Ele ressaltou, porém, que o experimento ainda está em um estágio muito inicial.
Os testes com trigo transgênico estão sendo realizados no bioma Cerrado, que é mais seco e quente do que as áreas tradicionais de trigo, no Sul.
Nessa região, o uso da biotecnologia impulsionou exponencialmente a produção brasileira de soja e milho, colocando seus agricultores tropicais entre os mais eficientes do mundo.
“Transformamos o bioma Cerrado”, disse Moretti durante um painel de discussão ontem “Adaptamos plantas e animais às condições tropicais. Isso aconteceu e ainda está acontecendo hoje”, acrescentou.
- Grupo Safras, uma gigante do agro, com dívida de R$ 2 bilhões entra em recuperação judicial
- Alerta: Chuva de 100 mm e baixa temperatura nesta semana; veja previsão do tempo
- Boi gordo segue em disparada com pecuarista mirando os R$ 330/@; confira
- Projeto de lei libera o FGTS para compra de máquinas agrícolas
- Protocolo garante a qualidade genética e sanitária do plátano Pacovan
O plantio de uma segunda safra de trigo no inverno do Rio Grande do Sul e a expansão da fronteira do cereal no Brasil para o bioma Cerrado são os principais impulsionadores do crescimento da produção, disse Moretti.
Entretanto, ele não comentou sobre o experimento com trigo transgênico no Brasil Central, pois os resultados dos testes preliminares ainda não estão disponíveis e é necessário mais tempo para determinar o sucesso ou o fracasso do projeto.
O Brasil demanda entre 12 milhões e 13 milhões de toneladas de trigo em um ano, disse Moretti com base nas estimativas atuais de consumo doméstico.
Nesta temporada, a expansão significativa da área e a expectativa de maior produtividade ajudarão o Brasil a produzir um recorde estimado em 9 milhões de toneladas de trigo, segundo previsões do governo.
Fonte: Reuters