Os EUA tem um rebanho de 100 milhões de cabeças de gado enquanto o Brasil tem 200 milhões. Mesmo com a metade do rebanho brasileiro, os Estados Unidos produzem 30% a mais de carne que o Brail.
Joesley Batista, Presidente da I&F Investimentos
O Brasil enfrenta uma grande queda de aproveitamento da produção de carne bovina. Por este motivo, as empresas deverão tomar iniciativas nos próximos meses, para que a produção supere a do ano de 2014.
Joesley Batista, presidente da J&F Investimentos, holding que controla a JBS, disse que o Brasil precisa reduzir a diferença de produtividade que há em relação aos níveis de economias maduras como os Estados Unidos, país onde a holding J&F tem uma série de investimentos em andamento. De acordo com seus números, os EUA tem um rebanho de 100 milhões de cabeças de gado enquanto que o Brasil tem 200 milhões. Mesmo com a metade do rebanho brasileiro, os Estados Unidos produzem 30% a mais de carne que o Brasil”, afirma.
Outro exemplo citado por Joesley diz respeito à mão-de-obra. Enquanto nos EUA uma planta que abate 6 mil bois por dia precisa de 3 mil trabalhadores, no Brasil esta mesma planta precisaria de 6 mil empregados já que apenas um trabalhador brasileiro é capaz de abater uma cabeça de gado enquanto que nos EUA um trabalhador é capaz de abater duas por dia. “Nos Estados Unidos temos 70 mil funcionários e aqui no Brasil temos 100 mil”, compara.
Por outro lado, o Brasil é de longe melhor que a China em níveis de produtividade.
Segundo Batista, o Brasil passa pelo mesmo desafio dos países emergentes que sofrem com dificuldades em alcançar melhores níveis de produtividade. “Por outro lado, o Brasil é de longe melhor que a China em níveis de produtividade”, afirma.
Curso: avanços em nutrição mineral de ruminantes, suplementando com precisão para maximizar ganhos
Fonte calbos.com.br