Valores das cotações do suíno oscilam neste começo de mês e volume exportado da carne bovina na parcial de 2022 já é recorde anual.
As exportações brasileiras de carne bovina in natura recuaram de outubro para novembro. Ainda assim, pesquisadores do Cepea destacam que os elevados volumes embarcados nos meses anteriores – sobretudo em agosto e em setembro, quando as vendas externas estiveram acima de 200 mil toneladas – já garantiram recorde anual para 2022.
Segundo dados da Secex, em novembro, foram escoadas 148,8 mil toneladas de carne bovina, 23% a menos que em outubro. De janeiro a novembro deste ano, o Brasil já exportou 1,84 bilhão de toneladas de carne bovina, sendo 28,5% acima da quantidade escoada no mesmo período de 2021 (1,43 bilhão) e também recorde para um ano – nos 12 meses de 2021, o País embarcou 1,561 bilhão de toneladas. Até então, 2020 sustentava o volume recorde, de 1,725 bilhão de toneladas.
Suínos
Neste início de dezembro, as cotações do suíno posto no mercado independente vêm registrando movimentações distintas dentre as regiões acompanhadas pelo Cepea, conforme as condições locais de oferta e procura.
Quanto às exportações brasileiras de carne suína, considerando-se produtos in natura e industrializados, recuaram em novembro, mas ainda ficaram acima do volume embarcado no mesmo mês de 2021.
- Mulher que matou onça-parda é identificada; vídeo revoltou a internet
- Justiça blinda dívida de R$ 41 milhões de mais um agricultor em recuperação judicial
- Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
- Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
- Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
De acordo com dados da Secretária de Comércio Exterior (Secex), foram escoadas 91,8 mil toneladas da proteína, queda de 5,5% em relação a outubro, porém, 17,8% superior ao volume exportado em novembro/21. Ressalta-se que a quantidade embarcada em novembro é a menor em cinco meses.
Fonte: CEPEA
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.