Evento que reúne a cadeia do cereal também abordará a questão da segurança alimentar e o Atual cenário geopolítico e do mercado mundial de trigo.
A discussão sobre o cenário geopolítico e econômico mundial e a análise sobre a segurança alimentar e o mercado de trigo fazem parte da programação do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro em Foz do Iguaçu (PR).
A palestra inaugural do evento será coordenada pelo Presidente-Executivo da Abitrigo Rubens Barbosa no primeiro dia de evento e terá a participação do cientista político Fernando Schuler. O debate inicial desta edição do Congresso abordará questões referentes à política e à economia internacional.
“Conhecer melhor o contexto em que estamos inseridos atualmente é o ponto de partida do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo. A partir deste primeiro panorama, nossa programação contará com painéis de extrema relevância à cadeia do trigo, que é influenciada por fatores geopolíticos e econômicos e suas consequências”, explica Barbosa.
Segurança Alimentar e o Mercado do Trigo
Estes temas que impactam diretamente a indústria tritícola serão abordados no segundo dia de evento, em painel moderado pelo jornalista especializado em agronegócio e marketing José Luiz Tejon, com a participação do coordenador do FGV Agro Roberto Rodrigues e do consultor privado do mercado de trigo Pablo Maluenda.
“O trigo é o grão fundamental que está na mesa dos brasileiros. A busca pela autossuficiência deste cereal no Brasil é uma realidade, que está a caminho da concretização. Além disso, a faixa tropical do planeta tem uma missão única de contribuir para a alimentação da crescente população mundial”, destaca Tejon.
Para o consultor privado do mercado de trigo Pablo Maluenda, o cereal é fundamental para a alimentação da população mundial, e sua produção responsável e sustentável é um dos desafios para os próximos anos.
“O trigo é a cultura básica para cerca de 35% da população mundial. Em mais de dois terços do trigo do mundo é usado para alimentação. A melhoria da segurança alimentar dependerá do uso e gestão sustentável dos recursos, incluindo terra e água.
Encontrar o equilíbrio certo entre segurança alimentar e nutricional, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas continuam sendo os principais desafios para sistemas alimentares sustentáveis”, acrescenta Maluenda.
Workshops
As empresas Bühler e IFF, patrocinadoras do evento, organizarão workshops temáticos durante a programação do dia 26 de setembro. O seminário promovido pela Bühler, “Nova era da Seleção Óptica: Maximizando Performance com Tecnologia Digital”, será ministrado pelo supervisor técnico comercial para seleção ótica de trigo e centeio da empresa Robson Bruner.
Já a IFF discutirá o tema “Como potencializar a performance da farinha nacional a partir de diferentes trigos?” em seu workshop, que será apresentado pelo seu especialista de aplicação senior para pães artesanais em moagem de trigo João Ricardo Camilo Dias.
- Pecuária terá expansão e margens positivas, projeta MFG
- Lei que regulamenta a produção dos bioinsumos é aprovada pelos deputados
- Bioinsumos ajudam o produtor a superar os desafios dos fitonematoides
- Alta de preços do suíno vivo e da carne perdem força
- 2º Leilão Virtual de Café da Região do Cerrado Mineiro destaca diversidade de compradores e expansão global
As inscrições para os formatos físico e online já podem ser realizadas pelo site oficial do evento: https://congressoabitrigo.com.br/. As primeiras 200 inscrições para o formato virtual terão desconto especial de 50%.