Mercado de reposição tem recuo em importantes praças; veja as cotações

Menor oferta de pasto, pressão no boi gordo e cautela dos compradores derrubam preços no mercado de reposição em São Paulo

O mercado de reposição de gado registrou queda nas cotações em importantes praças pecuárias, refletindo o avanço do outono, a redução da oferta de pasto e a cautela dos invernistas diante da pressão no boi gordo. Em São Paulo, diversas categorias de reposição apresentaram desvalorização, com destaque para as fêmeas.

Baixa movimentação após feriados

De acordo com a analista Mariana Guimarães, da Scot Consultoria, a semana foi marcada por poucos negócios efetivamente concretizados, resultado da sequência de feriados — Sexta-feira Santa, Páscoa e Tiradentes — que afastou do mercado muitos recriadores, invernistas e leiloeiros. A expectativa é de que os negócios retomem maior volume somente a partir de 28 de abril.

Pressão sobre os preços

Com o viés de baixa nas cotações do boi gordo em praças estratégicas, muitos agentes preferiram adotar uma postura de espera. “Para garantir o giro de caixa, a ponta vendedora precisou reduzir os preços de algumas categorias”, afirma Mariana.

Essa redução já pode estar antecipando um movimento mais amplo de queda. Em São Paulo, a queda foi generalizada entre as fêmeas e também atingiu os machos jovens:

  • Bezerra de ano: recuo de -3,3%
  • Novilha: recuo de -1,7%
  • Bezerra de desmama: recuo de -0,9%
  • Bezerro de desmama (macho): recuo de -1,2%

Outono reforça tendência de pressão

Segundo a analista, a tendência para as próximas semanas é de aumento na oferta de animais, impulsionado pela queda na qualidade das pastagens com o clima mais seco e frio. Esse fator deve levar produtores a antecipar vendas.

Por outro lado, a demanda permanece retraída, com os compradores avaliando com mais cuidado os custos de engorda em um período com menor ganho de peso dos animais. “O cenário pode manter o mercado lento e com viés de baixa, especialmente para categorias mais jovens”, projeta Mariana.

A combinação entre maior oferta de gado e menor apetite comprador, aliada à pressão sobre o boi gordo, compõe um cenário desafiador para o mercado de reposição no curto prazo. Produtores devem acompanhar de perto a movimentação das cotações e considerar estratégias para não comprometer margens em um período de ajuste de preços.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM