No balanço de janeiro/19, as cotações no mercado de reposição fecharam mais uma vez em alta. Aumento deve impactar na margem do pecuarista invernista.
Na média de todas as categorias de machos, fêmeas e estados pesquisados pela Scot Consultoria, as referências subiram 1,6%. Destaque para o garrote, categoria que registrou as maiores altas no mês (2,0%).
A maior demanda por esta categoria é em função do período do ano, que permite a recria destes animais nas pastagens, aproveitando o maior potencial da safra de capim, para posteriormente serem terminados em sistemas intensivos ou serem negociados como boi magro no período seco do ano.
Para o curto prazo, a tendência é de maior ritmo no mercado de reposição, pois estamos entrando no início do mês e há expectativa de maior firmeza para as cotações no mercado do boi gordo, o que naturalmente aumenta a procura por negócios no mercado de reposição.
Pelo lado das cotações, a expectativa é de manutenção dos preços firmes devido ao maior poder de retenção da ponta vendedora, que resiste em entregar os animais a preços abaixo das referências.
Fonte: Scot Consultoria