Adolescente de 15 anos morre após ser atropelado por maquinário agrícola durante a colheita do milho na propriedade. Veja!
A somatória de acidentes envolvendo os equipamentos agrícolas tem crescido a cada dia, só esse ano já passamos de mais de 20 mortes divulgadas. A atenção no uso desses maquinários deve ser redobrada! Nós do Compre Rural, lamentamos pelo ocorrido e desejamos força para os familiares da vítima.
Um adolescente morreu atropelado pelo próprio pai com um trator em Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná, na tarde deste sábado (6), de acordo com a Polícia Civil.
O adolescente foi identificado como sendo Tiago Felipe Merchiori.
Segundo a polícia, a família estava trabalhando na colheira de milho na propriedade. Um dos filhos do proprietário, de 15 anos, foi descansar e dormiu debaixo da bazuca, um equipamento usado para colher o milho que fica anexado ao trator.
O pai, conforme a polícia, não viu que o filho estava embaixo da máquina e puxou o trator com o equipamento. O adolescente morreu no local. A Criminalística e o IML de Foz do Iguaçu foram acionados para a perícia no local e remoção do corpo.
Segundo o delegado, o pai foi ouvido e liberado.
Atividade com trator
Estudos recentes realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostraram que as atividades agrícolas, em especial a utilização de máquinas agrícolas, estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores, sendo que para cada três acidentes ocorrido no meio rural, um ocasionou a incapacidade permanente do trabalhador.
A operação com tratores e equipamentos agrícolas são as que oferecem os maiores riscos de acidentes. Os acidentes de trabalho representam enorme importância social e econômica, estudos estatísticos têm demonstrado a gravidade deste problema, seja pela incidência de acidentes, seja pela idade dos acidentados, seja pelas suas conseqüências.
No Brasil as principais causas de acidentes com tratores agrícolas são, falta de atenção durante a operação, treinamento e capacitação dos operadores e conscientização dos mesmos na operação da máquina.
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
- Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
- Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
- Empresa de nutrição animal é interditada após suspeita de uso de inseticida proibido em suplemento para bois
A Norma Regulamentadora De Segurança E Saúde No Trabalho Na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal E Aqüicultura – NR 31 (Portaria N.º 86, DE 03/03/05 – DOU DE 04/03/05), no parágrafo 31.12, que trata das máquinas e equipamentos agrícolas, determina que todos os tratores agrícolas devem ser equipados com diversos dispositivos de segurança.
O número de acidentes é crescente e tem gerado uma preocupação no setor. As máquinas são fundamentais para o crescimento do setor, mas é preciso se atentar para o cuidados e treinamento da mão de obra, afim de evitar maiores danos.