Toda vez que animais cruzados estão à venda, surge os seguintes comentários “essa vaca é 7/8, aquela é meio sangue”, confira os detalhes.
Os fracionamentos nos cruzamentos entre raças é comum na pecuária brasileira, sempre buscando melhorar o desempenho produtivo e que possa se adaptar ao nosso clima, tão variado ao longo do ano.
O efeito do clima sobre as pastagens, as estratégias de manejo e as medidas para minimizar os impactos do tempo em cada etapa da pecuária são algumas das preocupações que mais instigam o pecuarista de nosso país.
Muitas pessoas perguntam-se como funciona os fracionamentos que são feitos na pecuária, quando se fala que a vaca é 3/4 ou 5/8. Isso provavelmente dá um nó na cabeça de muita gente, ainda mais quando pensa-se em adquirir um animal com esse perfil. Abaixo vamos dar alguns exemplos ilustrados de como funciona esses cruzamentos e saber quando usar e entender o conceito de fracionamento.
Exemplo em GADO DE CORTE
Uma vaca pura tem a fração 1/1, então se tomarmos como exemplo o cruzamento de 1 vaca Nelore com um touro Limousin puro, teremos:
- Meio sangue (1/2) se cruzarmos essa vaca com esse touro teremos um produto chamado de meio sangue Nelore puro x Limousin puro
- Produto 1/2 sangue chamado “meio sangue Limousin com Nelore”
- Sangue 3/4 se cruzarmos o produto anterior novamente com um touro Limousin teremos um produto 3/4 de sangue Limousin (3 partes de sangue Limousin e 1 parte de sangue Nelore)
- Se cruzarmos o produto anterior (1) com um touro Nelore teremos um produto 3/4 de sangue Nelore (três partes de sangue Nelore e 1 parte de sangue limousin)
- Sangue 7/8 se cruzarmos o produto 3/4 Limousin anterior (2) com um touro Limousin teremos um produto 7/8 de sangue Limousin (sete partes de sangue Limousin e 1 parte de sangue Nelore) e assim sucessivamente
Se continuarmos a cruzar sempre com o touro Limousin teremos (onde “1 Limousin” significa um touro puro):
- 1 Nelore x 1 Limousin = 1/2
- 1/2 Limousin x 1 Limousin = 3/4
- 3/4 Limousin x 1 Limousin = 7/8
- 7/8 Limousin x 1 Limousin = 15/16
- 15/16 Limousin x 1 Limousin = 31/32
Quando o animal atinge esse grau de cruzamento 31/32 ele já é considerado puro por cruza.
Vamos utilizar o seguinte exemplo em gado leiteiro
Um dos cruzamentos mais efetuados na pecuária leiteira de nosso país é entre as raças gir e holandês, resultando no gado Girolando. Isso se dá, pois devido ao clima, que já falamos aqui, para que o gado adquira maior rusticidade, pois a raça holandesa (originária da Europa) não se adapta adequadamente ao nosso país (apenas no sul onde o clima normalmente é mais frio) também porque a raça holandesa é conhecida pelo seu potencial para produção de leite.
Informações par compreender a tabela abaixo:
- Lê-se sempre a fração ou a porcentagem de sangue holandês primeiro.
- No cruzamento, o grau de sangue do pai sempre vem primeiro que o da mãe.
- Para efeito de registro ou controle, as matrizes 5/8 ou PS somente poderão ser acasaladas com touros 5/8 ou PS.
- As fêmeas com grau de sangue entre 9/16 e 11/16 serão registradas ou controladas como 5/8. Somente serão controlados ou registrados os machos 5/8, 3/4 ou PS.
- PS = Puro Sintético. .≈ Sinal de aproximação matemática.
- (X) Cruzamentos em que a genealogia não é oficializada pela GIROLANDO.
Se ainda restou alguma dúvida, vamos mostrar alguns infográficos abaixo para que a compreensão seja mais clara.