Megaleite 2022 começa e reúne mais de 1300 animais

Exposição reúne as principais raças leiteiras e terá lançamentos de tecnologias, vila gastronômica, mini fazendinha e competições de animais até sábado

A capital mineira sedia de hoje até sábado a Megaleite 2022 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite). O evento foi inaugurado nesta quarta-feira, 15 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, com a presença de diversas autoridades, lideranças rurais e pecuaristas de todo o país. Entre os presentes, estavam o vice-governador Paulo Brant, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, além de deputados, vereadores e prefeitos de cidades mineiras.

Durante a solenidade de inauguração, o vice-governador, Paulo Brant, destacou a importância econômica da Megaleite para a cidade, tanto na geração de empregos quanto no turismo, além do impacto tecnológico. “O leite é um dos símbolos de Minas Gerais e temos o desafio de manter o produtor rural no campo. E, para isso, precisamos levar mais tecnologia para as fazendas”, destacou Brant, que visitou vários estandes da feira e os pavilhões onde estão expostas as oito raças bovinas participantes.

O presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, também ressaltou a necessidade de ampliar a assistência técnica aos pequenos produtores. “Com a melhoria da qualidade do leite, poderemos aumentar nossa participação no mercado internacional. Isso faremos com boas práticas de produção e melhoramento genético”, assegurou Salvo.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, a pecuária leiteira vem avançando e garantindo renda para muitas famílias. “Os investimentos feitos em melhoramento genético do rebanho nacional estão permitindo melhorar a qualidade do leite produzido no país”, informa o presidente. Segundo ele, a raça Girolando é responsável por cerca de 80% do leite produzido no Brasil.

A Megaleite 2022 é a maior exposição pecuária leiteira da América Latina e vai até o dia 18 de junho, com leilões, shopping de animais, vila gastronômica e música, mini fazendinha com pequenos animais, mais de 1300 bovinos expostos, lançamento de tecnologias, dentre outras atrações.

As competições de animais no julgamento da raça Girolando começaram nesta quarta-feira. Os Grandes Campeões serão anunciados no sábado.

A entrada é gratuita e os visitantes que quiserem podem doar um litro de leite, que será revertido a entidades de Minas Gerais.

Homenagens – Durante a abertura da Megaleite, foi entregue o Mérito Girolando, que este ano homenageou: ex-ministro Alysson Paolinelli (Mérito Liderança Nacional), Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes (Mérito Personalidade do Ano), Maria Inez Cruvinel Rezende (Mérito Mulher), Rubio Fernal Ferreira e Sousa (Mérito Criador), Paulo Emílio R. do Amaral (Mérito Produtor de Leite) e Paulo Victor Sousa Machado (Mérito Jovem Criador).

A Megaleite 2022 é a maior exposição pecuária leiteira da América Latina e vai até o dia 18 de junho, com vila gastronômica e música, mini fazendinha com pequenos animais, mais de 1300 bovinos expostos, lançamento de tecnologias, dentre outras atrações.
As competições de animais no julgamento da raça Girolando começaram nesta quarta-feira. Os Grandes Campeões serão anunciados no sábado.

A entrada é gratuita e os visitantes que quiserem podem doar um litro de leite, que será revertido a entidades de Minas Gerais.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM