Megaleite 2022: BH começa a se transformar na capital do leite

Belo Horizonte já está recebendo exemplares das raças bovinas que estarão expostos na Megaleite 2022 neste mês de junho

O Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, já está recebendo as “estrelas” do principal evento da pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2022 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite). Programada para o período de 15 a 18 de junho, a feira reunirá mais de 1500 exemplares das raças bovinas Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá, Jersey, Simental e Simbrasil. Os animais participarão das competições de julgamento e torneio leiteiro, além de mostra, leilões e shoppings de bovinos.

A feira, que acontece na capital mineira desde 2016, conta com uma programação diversificada para todos os públicos, incluindo lançamentos de novas tecnologias, palestras, reuniões técnicas, Encontro dos Produtores de Leite promovido pela FAEMG, mini fazenda de animais, vila gastronômica com música, leilões, dentre outras atrações. A abertura oficial da Megaleite será no dia 15 de junho, a partir das 9h, e contará com a presença de diversas autoridades políticas, lideranças rurais e visitantes do Brasil e da América Latina.

Os visitantes que passarem pelo Parque da Gameleira poderão doar um litro de leite na entrada do recinto. As doações arrecadadas serão destinadas ao Projeto Mãos de Clara, para a Associação das Obras Pavonianas de Assistência e para a CAPE-MG.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, a Megaleite levará para a capital mineira os avanços do agronegócio, um dos setores que mais impacta positivamente a economia do país. “O país é referência mundial em genética bovina graças ao criterioso trabalho de seleção que os pecuaristas brasileiros vêm desenvolvendo nas últimas décadas. E o Girolando, por ser uma raça de grande desempenho em regiões de clima tropical, tem sido uma das raças mais procuradas por outros países. É a segunda que mais vende sêmen atualmente”, assegura.

A raça Girolando surgiu no Brasil a partir do cruzamento entre as raças Gir e Holandês e hoje corresponde a 80% do leite produzido no país, segundo dados da Embrapa.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM