O Partido do atual presidente, o PL organiza caravanas com pré-candidatos, apoiadores e militantes de todo o país com destino à Brasília, sede do encontro. Veja!
O presidente Jair Bolsonaro confirma neste domingo (27) sua pré-candidatura à presidência em busca da reeleição. E contra com um megaevento organizado pelo PL para entrar na corrida. A mudança foi realizada por receio da equipe jurídica do partido e da campanha de reeleição de Bolsonaro.
A sigla prepara caravanas de todo o Brasil rumo à Brasília, sede do encontro. São esperados pré-candidatos, apoiadores e militantes. O planejamento inicial era para oficializar a candidatura no sábado, mas o próprio presidente pediu para que ocorresse no domingo.
Segundo uma fonte do planalto, não está descartada a filiação do ministro Braga Netto, hoje na Defesa, no evento. Bolsonaro gostaria de anuncia-lo como vice o quanto antes para desmobilizar a pressão do centrão por um vice do mundo político.
Bolsonaro quer um vice militar para repetir a ‘fórmula Mourão’ para evitar que o centrão possa patrocinar o seu impeachment. No atual mandato, houve circunstâncias em que um processo de impeachment foi avaliado, mas só não foi adiante porque iria um general para o lugar do presidente.
Deve ser a primeira participação do presidente em um evento de tamanhas proporções, com tamanha estrutura partidária e de apoiadores.
Nesta 4ª feira (23.mar), a assessoria do partido divulgou novo aviso à imprensa informando que, além de um encontro da sigla, também será realizado no domingo o lançamento do “Movimento Filia Brasil”. O objetivo é “fortalecer e ampliar a base eleitoral do partido, com ações para que o público eleitor conheça mais sobre o PL e as medidas defendidas”.
Antes disso, o próprio filho do presidente e um dos líderes da campanha, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), divulgou o evento como a “grande festa de lançamento da pré-candidatura” do chefe do Executivo.
Em vídeo nas redes sociais, Flávio convidou apoiadores do presidente para comparecer ao evento. “Lembrando quem puder vir com a camisa do Brasil é bem legal. E se você não puder vir, eu te peço: no domingo, dia 27 de março, coloque na sua janela, na sua varanda uma bandeira do Brasil. Para que todos possam ver que nós queremos que o Brasil continue dando certo com Bolsonaro”, disse na 2ª feira (21.mar).
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Bolsonaro terá pela frente o desafio de superar o então líder nas pesquisas, o ex-presidente Lula (PT). Ambos aparecem como os mais bem colocados e a maior probabilidade agora é que disputem um contra o outro em um eventual 2º turno.
Legislação
As leis eleitorais não tratam sobre eventos de lançamento de pré-candidatura. Por esse motivo, a divulgação do ato de domingo foi reformulada. A Lei das Eleições permite, sem configurar propaganda eleitoral antecipada, que partidos realizem encontros, seminários ou congressos, desde que não envolvam pedidos explícitos de voto. A propaganda eleitoral só é permitida a partir de 16 de agosto.