
Operação conjunta apreende defensivos agrícolas irregulares em Mato Grosso; Os órgãos ambientais e de vigilância sanitária interditaram um matadouro clandestino.
Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Justiça e Segurança Pública (MJ) realizaram, durante o período de 13 a 18 de dezembro, as operações Ronda Agro II e Hórus, no estado de Mato Grosso, com objetivo de coibir o comércio e o uso de defensivos agrícolas irregulares com princípios ativos proibidos no Brasil e produtos contrabandeados de países vizinhos.
Ao todo, foram apreendidos 275,5 litros e 10.949,1 quilos de defensivos agrícolas irregulares, durante fiscalizações em seis empresas, 40 propriedades rurais, uma indústria e um veículo transportador em trânsito, nos municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Itiquira e Pedra Preta.
Auditores fiscais federais agropecuários do Mapa e fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea) lavraram 29 autos de apreensão e 28 autos de infração, totalizando 57 autuações.
Essa foi a segunda ação nacional conjunta entre o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) e o Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), como parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. A equipe apreendeu ainda um veículo roubado e interceptou um veículo, que estava transportando 1.360 kg de carnes suína e bovina de origem desconhecida. As mercadorias foram destruídas. Os órgãos ambientais e de vigilância sanitária interditaram um matadouro clandestino.
- Empresa oferece crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
- Zezé Di Camargo adota cavalos resgatados sem comida e feridos em abatedouro clandestino
- O que está por trás das ideias conflitantes sobre a redução dos estoques de milho do Brasil?
- Governo Lula destinará R$ 750 milhões do Orçamento para o MST
- Canadá retira suspensão de compra de carne suína de fábrica da Smithfield nos EUA
Participaram das operações seis equipes de fiscalização, compostas pelo Indea, Polícia Militar (Companhia Independente de Força Tática, 5º e 14º Batalhões de Polícia Militar e Companhia de Policiamento Ambiental), Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e auditores fiscais federais agropecuários lotados nos seguintes estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Brasília.
A operação contou ainda com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de fiscais dos órgãos estaduais de defesa agropecuária do Ceará, de Pernambuco, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.
Fonte: MAPA