Você dificilmente saberá o peso do seu cavalo, a não ser que seja bem experiente; conheça uma técnica que mostra o peso aproximado do seu equino
Pois é, esta é uma dúvida que, no dia a dia, sempre encontramos nas propriedades. Principalmente nas que não possuem balança para pesar os animais, pois este equipamento é de custo elevado e poucos podem contar com este artifício. Mas como fazer se não temos balança na propriedade? Determinar o peso do cavalo é extremamente importante para a saúde do animal e influi em todas as vertentes da vida do cavalo.
O médico veterinário, treinador de cavalos e equoterapeuta, Kelsons Amato, publicou em suas redes sociais um vídeo entitulado: “Como pesar o cavalo sem balança e sem fita de pesagem“. Nele o profissional ensina de forma simples como estimar o peso de um equino de forma rápida e simples, sem precisar necessariamente da fita de pesagem.
Segundo o médico veterinário a formula é o valor da circunferência ao cubo multiplicado por 80 – constante na fórmula, não muda nunca – por exemplo: se a circunferência do seu animal for 1,70 centímetros, a conta seria: 1,70×1,70×1,70×80 o que traria o resultado de 393,04kg.
Existem outros cálculos mais exactos, mas a dificuldade de execução é elevada. Para o cálculo de dosagem de alimentos, medicamentos ou comparação de pesos antes/depois de uma viajem ou competição, estes cálculos são suficientes.
Confira o vídeo completo abaixo:
Alguns aspectos em que saber o peso do cavalo é determinante:
- Dieta – o peso determina as quantidades e alimentos a dar aos cavalo;
- Saúde – a dosagem de medicamentos são calculados de acordo com o peso do cavalo. Determinar o peso evita assim os riscos de super/sob dosagem.
- Transporte – o cavalo tende a perder peso após o transporte, geralmente 1 a 2 kg por cada hora de viagem.
- Competição – os cavalos tendem a perder peso com o stress provocado pelas provas.
Está não é a primeira dica do domador. Nascido e criado em Bocaiúva do Sul, Paraná, Kelsons compartilha nas redes sociais diversos conteúdos que podem contribuir para melhorar a sua experiência com os cavalos. Segundo ele o conhecimento adquirido enquanto trabalhou como domador de cavalos em cavalarias de diversos países foi o que contribuiu na sua experiência.
“Meu amor pelos cavalos vem desde a minha infância e até eu realmente mergulhar no mundo da doma de cavalos, tudo o que eu sabia eu tinha aprendido com o meu avô. Só que ele seguia o estilo de doma tradicional, o que não era o que eu queria fazer porque eu não acreditava que precisava ser bruto com a animal.” finaliza o médico veterinário. Ele ainda enfatizou que foi na faculdade que aprendeu estilos de doma que tinham o mesmo efeito, mas eram muito mais agradáveis para o domador e para o cavalo.
Que tal ir até a baia ou piquete que seu animal está e fazer o teste?
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.