
Do Brasil aos Emirados Árabes, Dra. Brunna Fonseca já ministrou mais de 500 palestras e 50 cursos; De 27 a 30/05, ‘Equine Spine Specialists’ ocorrerá em Sorocaba (SP).
Com um histórico de contribuições pioneiras e inovadoras à ortopedia equina, a médica veterinária Dra. Brunna Fonseca se destaca como uma referência mundial, em coluna vertebral de cavalos. Formada pela Universidade Federal de Viçosa, e com residência, mestrado e doutorado pela UNESP, ela é uma das poucas especialistas com profundo conhecimento em biomecânica, diagnóstico e tratamento das afecções da coluna de equinos. Sua experiência inclui atendimento clínico de cavalos com problemas de coluna, 500 palestras e 50 cursos, ministrados dentro e fora do Brasil.
Além de seu papel como professora e pesquisadora, Dra. Brunna Fonseca fundou a Axial, uma empresa focada no atendimento ortopédico da coluna vertebral equina. Autora do livro “Diagnóstico e Tratamento de Lesões da Coluna Vertebral Equina”, lançado em 2021 e já distribuído em países como Austrália, Polônia e Portugal, ela também é membro da atual diretoria da ABRAVEQ, além de ser veterinária oficial da FEI. Essa vasta experiência reforça sua autoridade no setor e enriquece seu trabalho à frente do curso Equine Spine Specialists (ESS).
O ESS, que ocorrerá de 27 a 30 de maio, em Sorocaba (SP), é um treinamento pioneiro focado na coluna vertebral e pelve dos equinos. O curso, que vem sendo realizado ao longo deste ano, em módulos teóricos e práticos, prepara veterinários para lidar com desafios complexos do sistema locomotor equino. “O ESS é fruto de duas décadas de dedicação e estudo. Nele, compartilho técnicas pouco exploradas, como exame físico da coluna e a ultrassonografia transretal ortopédica, com profissionais do Brasil e América Latina”, destaca a professora.
No evento, os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com a Dra. Brunna Fonseca. “Preparamos um ambiente de aprendizado imersivo, onde cada veterinário poderá se conectar com profissionais da área de ortopedia e reabilitação equina e explorar casos clínicos reais, aplicando o conhecimento adquirido em benefício da saúde da coluna e da performance dos cavalos”, comenta a fundadora da Axial. Este módulo é o segundo de quatro, e cobrirá aspectos cruciais da coluna toracolombar, essencial para o movimento e desempenho dos cavalos atletas.

Coluna vertebral saudável garante melhor desempenho aos cavalos
Este segundo módulo do ‘Equine Spine Specialists’ promete ser um marco na medicina veterinária equina, reunindo participantes do Chile, Colômbia e de mais de dez estados brasileiros. “Ao longo de 20 anos de estudos, levamos as pesquisas brasileiras para todo o mundo através de publicações em revistas científicas internacionais. Nosso curso é uma oportunidade única para os maiores profissionais brasileiros e de outros países vivenciarem esses conhecimentos tão importantes, na teoria e na prática”, destaca Dra. Brunna Fonseca.
Texto: Jean Philippe Vasconcelos /Agência Cavalus
VEJA TAMBÉM:
- Lucro da Deere & Co cai 17% no 2º trimestre fiscal, para US$ 2,37 bilhões
- Preço do boi gordo disparou em MT na contramão do mercado
- Marfrig reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 62,6 milhões no 1º trimestre
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.