
As instituições lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de assistência técnica rural – ATER; Capacitações virtuais são gratuitas e contam com sete cursos que serão lançados semanalmente, até dezembro.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está lançando capacitações virtuais EAD voltadas para produção, sistemas agroflorestais e boas práticas. As aulas são integralmente online, gratuitas e com vagas ilimitadas. O primeiro curso, sobre bem-estar animal na produção de leite, já está disponível na plataforma e-Campo (link), inaugurando uma sequência de lançamentos programados até dezembro.
Essa iniciativa pretende capacitar e ampliar o conhecimento técnico dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os cursos serão lançados semanalmente, até 6 de dezembro, data de encerramento da Semana do Extensionista.
Neste período, o público terá acesso a cursos com temas como “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica”.
Para Marenilson Batista da Silva, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, a parceria representa um avanço significativo na formação de técnicos de ATER. “Resultado dessa parceria, o desenvolvimento das capacitações on-line para agentes e técnicos de ATER contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo os assentados da reforma agrária, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos e os demais povos e comunidades tradicionais”, afirma.
Para a diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, a iniciativa auxilia na busca por soluções para os desafios das entregas ligadas às políticas públicas nacionais. “Com a oferta das capacitações no formato digital, conseguimos ampliar o alcance de nossas entregas, permitindo que os conhecimentos gerados na pesquisa possam chegar ao maior número de produtores e serem efetivamente adotados no campo”, explica.
Confira os cursos que serão disponibilizados:
1. “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”: Já disponível na plataforma
2. “Boas práticas de Fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”: Lançamento dia 06 de novembro
3. “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar”: Lançamento dia 13 de novembro
4. “Produtos Biofortificados”: Lançamento dia 20 de novembro
5. “Produção de ovos na agricultura familiar”: Lançamento dia 27 de novembro
6. “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação e multiplicação de sementes crioulas”: Lançamento dia 06 de dezembro
7. “Sistemas Agroflorestais Agroecológicas na Mata Atlântica”: Lançamento dia 06 de dezembro
O cronograma dos cursos e demais informações sobre as capacitações estão disponíveis na plataforma e-Campo: https://e-campo.sede.embrapa.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Indicador do arroz recua 14% em março
O recuo nas cotações internacionais, divulgados pela FAO, e os níveis de preços das importações reforçam as quedas domésticas.
Continue Reading Indicador do arroz recua 14% em março
Agronegócio registrou 1.272 pedidos de recuperação judicial em 2024
Em 2023 os pedidos recuperação judicial totalizavam 534, ou seja, houve alta no comparativo anual. Diversos fatores impactaram a saúde financeira dos produtores e proprietários rurais, principalmente aqueles que estavam mais alavancados.
Continue Reading Agronegócio registrou 1.272 pedidos de recuperação judicial em 2024
Preços do café interrompem sequência de altas e caem em março
Segundo pesquisadores do Cepea, o mercado segue à espera de uma sinalização mais concreta quanto ao volume da próxima safra brasileira (2025/26).
Continue Reading Preços do café interrompem sequência de altas e caem em março
Quaest: Desaprovação do governo Lula sobe sete pontos e chega a 56%
Foram entrevistadas 2.004 pessoas, presencialmente, entre 27 e 31 de março; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Continue Reading Quaest: Desaprovação do governo Lula sobe sete pontos e chega a 56%
Brasil descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano
O dado foi divulgado pela consultoria internacional S2F Partners, um hub de inteligência especializada em gestão de resíduos e economia circular.
Continue Reading Brasil descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano
Com pedido de compra, Banco Master divulga lucro de R$ 1 bi em 2024
Tradicionalmente, as instituições financeiras divulgam o balanço do último trimestre de um ano no primeiro trimestre do ano seguinte.
Continue Reading Com pedido de compra, Banco Master divulga lucro de R$ 1 bi em 2024