Impulsionadas pelas importações chinesas, exportações gerais aumentam, enquanto o estado enfrenta desafios.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre janeiro e setembro de 2024, o Brasil exportou 89,55 milhões de toneladas da soja, um aumento de 2,64% em comparação ao mesmo período de 2023.
De acordo com a Safras & Mercado, o crescimento foi impulsionado pelas importações chinesas, que adquiriram 65,47 milhões de toneladas, representando uma alta de 6,03% em relação ao ano anterior.
Em contraste com o cenário nacional, Mato Grosso representou 27,06% das exportações brasileiras em 2024, uma queda de 11,72 pontos percentuais em relação a 2023. Até agora, o estado exportou 24,23 milhões de toneladas, uma redução de 9,39% em relação ao ano passado, devido à quebra na produção da safra 2023/24 e ao aumento da demanda interna.
Em setembro, as exportações de Mato Grosso atingiram o menor volume em sete anos para o mês, com 240,12 mil toneladas exportadas, representando uma queda de 60,57% em comparação ao ano anterior.
As informações são do Boletim Semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).
Fonte: Agência Safras
VEJA TAMBÉM:
- Indicador do açúcar volta a fechar na casa dos R$ 150/sc
- Projeto Tilápias do Oeste do Paraná trabalha para impulsionar o setor
- Apesar das chuvas, commodities agrícolas conseguem sustentar preços
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.