Desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), o MT Steak não é apenas um corte de carne, é um símbolo da inovação e da sustentabilidade da pecuária de Mato Grosso.
Suculento, saboroso e macio. Esses foram alguns dos elogios ao corte MT Steak durante o Festival Braseiro realizado em Rondonópolis, com avaliações positivas, o corte ficou entre os três melhores no universo de 80 servidos no evento. O MT Steak é uma iniciativa do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), escolhido como o corte bovino que representará a pecuária sustentável de Mato Grosso no Brasil e no mundo.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento público ao MT Steak que, antes, virava retalho ou carne moída com baixo valor agregado. E agora se transformou em uma carne nobre similar ao filé mignon do dianteiro, com uma super variedade gastronômica”, comemorou o presidente do Imac, Caio Penido.
Além de agradar ao paladar com preparo em brasa, a diretora executiva do Imac, Paula Sodré Queiroz, lembra ainda a versatilidade do MT Steak, que é um corte do dianteiro da carcaça e sem osso. “Pode ser preparado de diversas maneiras e se encaixa bem em muitas receitas, como à parmegiana, ao molho com legumes, assado ao forno e muitos outros preparos famosos e populares”, pontuou Paula.
De qual parte do bovino é tirado o MT Steak?
A escolha da carne para levar o título do MT Steak foi através de um concurso realizado pela entidade. O corte escolhido deveria ser o mais inovador, versátil, original e economicamente viável. Paulo Cruz, chef e criador do corte, trabalha desde os onze anos de idade com açougue e hoje se tornou um renomado chef churrasqueiro de Mato Grosso.
O corte é originário da paleta bovina e proveniente de animais jovens e precoces, representando a qualidade e a sustentabilidade da pecuária mato-grossense. Paulo Cruz contou que priorizou a versatilidade da peça escolhida, além de ousar, afinal optou por valorizar o dianteiro do boi, parte essa onde muitas pessoas ainda têm receio de usar os cortes para churrasco.
“Meu corte é extraído da paleta grossa, de onde já foi extraído o shoulder, flat iron, é uma carne que vem acoplada em cima da paleta grossa, é como se fosse a picanha junto com a alcatra. Elas não fazem parte do mesmo grupo muscular, mas é uma carne que o aspecto dela parece como se fosse de um filé mignon. Por mais que esse pedaço não tenha gordura externa, como a maioria dos cortes, ele tem uma extrema maciez e muitos ficarão surpresos por saber que é um corte do dianteiro”, explicou.
A versatilidade do corte é o grande diferencial do MT Steak. Além de churrasco, a peça bovina pode ser usada em vários pratos, como strogonoff, parmegiana, medalhão e até steak tartare de carne.
“Para mim é um corte bastante comercial porque desde pratos fitness ao churrasco ele vai conseguir atender o gosto de todos. Além do custo-benefício, já que pode substituir o filé mignon em diversas receitas”, ressaltou o churrasqueiro.
Avaliação do público
O Festival Braseiro de Rondonópolis – MT, realizado no início do mês, serviu como palco para demonstrar um corte único de Mato Grosso, o MT Steak. O corte, mais uma vez, se destacou entre as demais degustações e demonstrou o potencial da carne mato-grossense. O evento reuniu amantes de churrasco de todo o país. O corte bovino genuinamente mato-grossense roubou a cena e conquistou o paladar dos mais exigentes.
Durante o Braseiro, o MT Steak foi preparado na brasa pelo chef Gleison Lourenção, com acompanhamento de uma farofa crocante Farminas, mostrando a versatilidade e a excelência do corte. A reação dos degustadores foi empolgante, com elogios ao sabor único, textura e maciez da carne, que se desmancha na boca.
“É a primeira vez que eu experimento o MT Steak, gostei muito, é um corte magro, macio e saboroso. Com certeza representa a qualidade da pecuária de Mato Grosso e vai agradar o paladar pelo mundo”, destacou o paulistano Roger Martins.
O supervisor de projetos Mauro Sérgio da Silva esteve com a família para aproveitar o evento. Para ele, o MT Steak representa uma verdadeira revolução no mundo dos assados, combinando sabor e versatilidade. “Surpreendente o MT Steak! É a quinta vez que venho à estação do corte, hoje, porque quero aproveitar ao máximo essa oportunidade de degustar a carne bovina, símbolo do nosso estado. Uma suculência única, super indico”, afirmou.
“Estou muito orgulhoso dessa oportunidade de preparar e servir a carne bovina que representa o estado de Mato Grosso. É muita responsabilidade assar o corte do meu colega chef Paulo Cruz, que produziu o MT Steak. O público gostou bastante e eu estou satisfeito. É uma satisfação participar de mais uma edição do Braseiro, mas dessa vez atendendo o festival com corte MT Steak, genuinamente mato-grossense”, ressaltou o chef Gleison Lourenção.
Onde posso comprar o MT Steak?
Desde de 2023 o MT Steak começou a ser produzido e comercializado pela Celeiro Carnes Especiais, em Cuiabá. E já no primeiro dia superou as expectativas em vendas, conforme conta Paula.
“No primeiro dia ficou esgotado nas gôndolas. É um corte diversificado, que representa a sustentabilidade da pecuária de Mato Grosso e que caiu no gosto dos moradores de Cuiabá. E temos certeza que ganhará o Brasil e o mundo, por isso o Imac tem trabalhado em estratégias para que em breve, ele seja exportado”, pontuou a diretora executiva do Imac.
“Nós temos uma produção e o depoimento que tivemos, dos nossos colaboradores, com relação à procura foi muito bom. E o mais importante foi a recompra. Ter contato com o produto é bom, mas quando a pessoa fica satisfeita e feliz compra novamente. A entrega do MT Steak é muito positiva por causa disso, o que eu vejo como muito positivo”, disse Marco Túlio, proprietário da Celeiro Carnes Especiais.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro do Imac, Henrique Miranda, o MT Steak é um projeto em desenvolvimento e, nesta fase de expansão, o corte pode ser adquirido nas lojas do Celeiro Carnes Especiais, nas redes em Cuiabá e Rondonópolis.
“Estamos em expansão. Em breve, teremos o MT Steak em todas as redes de mercado. Mas, enquanto o Imac não tem o produto amplamente distribuído, a equipe consegue realizar atendimentos personalizados. O estabelecimento, açougue, que queira comercializar o corte inovador, é só entrar em contato com o Imac, onde facilitamos a aquisição e orientamos como o corte deve ser preparado com o ponto ideal. Assim, esse estabelecimento será nosso parceiro e vamos juntos expandir nosso corte único de Mato Grosso para o mundo”, destacou Henrique.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.