Mato Grosso bate recorde de abate de bovinos

Embora tenha havido um recuo de 3,07% em relação ao mês anterior, o total acumulado de abates de janeiro a outubro de 2024 atingiu um novo recorde, ultrapassando o volume total registrado em 2023, com 6,24 milhões de cabeças abatidas até o momento.

Em outubro de 2024, foram enviados 627,18 mil bovinos para abate em Mato Grosso, conforme dados do Indea. Embora tenha havido um recuo de 3,07% em relação ao mês anterior, o total acumulado de abates de janeiro a outubro de 2024 atingiu um novo recorde, ultrapassando o volume total registrado em 2023, com 6,24 milhões de cabeças abatidas até o momento. Esse aumento foi impulsionado pelo maior volume de machos abatidos ao longo do período.

Em outubro, o abate de machos foi o segundo maior da série histórica, somando 402,81 mil cabeças e representando 64,23% do total geral. Esse cenário reflete a alta quantidade de machos em confinamento, o que elevou a oferta no estado, mas não impactou os preços do boi gordo devido à forte demanda pela proteína vermelha.

Incremento: Com o aumento da demanda pelo gado gordo em Mato Grosso, o boi gordo a prazo registrou uma alta semanal de 1,78%, sendo cotado em média a R$ 307,27/@.

Encurtamento das escalas: As escalas de abate em Mato Grosso permaneceram reduzidas na última semana, com média de 6,79 dias úteis, representando uma queda semanal de 10,36%.

Alta no preço da carcaça: Devido à forte demanda estadual, o preço da carcaça casada do boi subiu 4,96% na semana, ficando cotada a R$ 22,57/kg.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM