Marrocos zera taxa de importação para carnes brasileiras

Cota será de 20 mil toneladas de carnes bovina, ovina, caprina e camelídea; em 2023, Marrocos foi o quarto maior destino das exportações brasileiras na África.

O governo de Marrocos concedeu isenção total do imposto sobre o valor agregado (IVA) para uma cota de 20 mil toneladas de carne bovina, ovina, caprina e camelídea do Brasil. Em ofício, as autoridades marroquinas dizem que a medida visa facilitar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado marroquino, reforçando as relações comerciais entre os países.  

A decisão é resultado da missão brasileira realizada em abril deste ano, que “avançou nas tratativas de abertura de mercado e na discussão sobre as tarifas de importação marroquinas, que chegam a 200% para carne bovina congelada, além de 100% para carne de frango in natura”, informa em nota o Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Conheça o “cocho bag”, barato e eficiente!

O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, que liderou a missão, diz que a medida reflete o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais do país. “Para garantir mais competitividade e ampliar as exportações do agro brasileiro, assegurando a presença do Brasil em mercados estratégicos como o de Marrocos”, destacou em nota Julio Ramos. 

Além da isenção sobre carnes e miúdos, a regulamentação estabelece que até 120 mil cabeças de bovinos e 100 mil ovinos também poderão ser importados com isenção do IVA, facilitando ainda mais o fluxo comercial entre os dois países. No entanto, o imposto parafiscal continuará a ser aplicado aos importadores.

Marrocos está entre os 60 países que abriram seus mercados para os produtos agropecuários brasileiros nos últimos 22 meses, segundo o Mapa. Em 2023, o país foi o quarto maior destino das exportações brasileiras para a África, com US$ 1,23 bilhão em exportações, e o comércio bilateral entre os dois países atingiu US$ 2,65 bilhões.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM