Marrocos libera a entrada da carne bovina do Brasil no país

Brasil conquista novo mercado para exportação de miúdos bovinos: Marrocos autoriza entrada do produto

O Marrocos deu um passo importante ao aprovar um novo Certificado Sanitário Internacional que permite a importação de miúdos bovinos brasileiros. Com essa decisão, o país do norte da África torna-se o 46º novo destino aberto às exportações do agronegócio nacional apenas em 2025, conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A medida amplia as possibilidades comerciais entre os dois países, especialmente em um contexto no qual o Brasil se destaca como principal fornecedor de produtos de origem animal para os marroquinos. Em 2023, por exemplo, as importações de carne e derivados pelo Marrocos ultrapassaram os US$ 43 milhões — valor expressivo que reforça o potencial dessa relação comercial.

Neste ano, o desempenho brasileiro no comércio agrícola com Marrocos também chama atenção. De janeiro a março de 2024, as exportações somaram US$ 1,36 bilhão, com destaque para o setor sucroalcooleiro, grãos, farinhas, café e animais vivos.

Localizado estrategicamente entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, o Marrocos é um importante ponto de ligação entre a África e a Europa. Com população estimada em 37,37 milhões de habitantes, o país se consolida como um mercado em expansão para alimentos e proteínas de origem animal.

Para o governo brasileiro, essa nova autorização é resultado direto da articulação entre o Mapa e o Ministério das Relações Exteriores, refletindo o esforço contínuo de diplomacia comercial para ampliar o alcance dos produtos agropecuários nacionais no mundo.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

Algodão nos EUA: ‘Deixamos de perder dinheiro e agora estamos perdendo a fazenda’

Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM