Marfrig diz que, como acionista, passará a influenciar na administração da BRF; Lembrando que empresa tem mais de 30% das ações da BRF, conforme compra realizada em 2021.
A Marfrig Global Foods informou nesta segunda-feira, segundo divulgado pela Reuters, que o seu Conselho de Administração decidiu que a companhia deve exercer seus direitos de acionista para passar a influenciar na administração da companhia de alimentos BRF. Dessa forma, segundo as informaçoes, a Marfrig terá comando na administração da BRF!
Em razão disso, a Marfrig afirmou que apresentará à BRF chapa de candidatos a serem indicados para o conselho da empresa para a próxima assembleia geral ordinária. Confira todas as informações abaixo!
A BRF tem entre seus maiores acionistas o frigorífico Marfrig, além dos fundos de pensão Petros e Previ e a gestora de recursos Kapitalo Investimentos.
Marfrig confirma compra de ações
Um novo controlador vem aí? Após a BRF (BRFS3) dar o pontapé inicial em uma oferta pública de até 325 milhões de ações e ADRs, a Marfrig (MRFG3) obteve o sinal verde de seu Conselho de Administração para participar da operação. Segundo um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários, as compras da Marfrig estarão limitadas a sua participação acionária atual!
A companhia, porém, optou por não incrementar a participação na BRF, atualmente em 31,66%. Segundo um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira (28), as compras da Marfrig estarão limitadas a sua participação acionária atual.
Movimentação e possível fusão
Em comunicado, ainda em maior de 2021, a BRF informou que recebeu comunicação da Marfrig informando que adquiriu ações ordinárias de emissão da companhia, via opções e leilão realizados em bolsa, e que pode resultar em uma participação acionária de até 196.869.573 ações ordinárias, correspondente a, aproximadamente, 24,23% do capital social da empresa.
A Marfrig ainda reforçou que a aquisição visa diversificar seus investimentos em um segmento que possui complementaridades com seu setor de atuação.
Ainda na época da compra, A BRF também disse ter sido informada pela empresa de que a Marfrig não pretende eleger membros para a administração da empresa, exercer influência sobre decisões ou promover alterações no controle ou estrutura da companhia. Entretanto, esse novo comunicado pode mudar o cenário das empresas no mercado.
- Desenvolvimento da raiz impacta diretamente na produtividade do milho
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CerealCred: nova solução de crédito para associados da Acebra em parceria com a Farmtech
- Prestes a realizar o maior leilão da história do Quarto de Milha, Monte Sião Haras adquire totalidade da égua mais cara do Brasil
- Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Os rumores desse movimento e boatos sobre uma tentativa de fusão das empresas movimentaram bastante as ações nos últimos pregões naquele momento, vale recordar e avaliar as próximas ações das companhias.
Marfrig e BRF
O frigorífico Marfrig é o maior acionista da BRF, seguido pelos fundos de pensão do Banco do Brasil e da Petrobras, com 6,13% e 5,26% do capital total da controladora das marcas Sadia e Perdigão. Além dos fundos, tem participação relevante a Kapitalo Investimentos, com 5,34%.
No início deste mês, uma oferta subsequente de ações (follow-on) da BRF movimentou R$ 5,4 bilhões, em operação voltada apenas para grandes investidores. A ação saiu a R$ 20, um desconto de 7,5% em relação ao fechamento do pregão do dia anterior. A oferta principal foi de 270 milhões ações e havia ainda a possibilidade de vender um lote extra, de 54 milhões papéis, que não foi exercida.
A Marfrig participou do follow on, mas apenas no valor que já possuía, para não ser diluída, nem ampliar fatia.