Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em dezembro

Dezembro será um mês extremamente importante para acompanhar o andamento das lavouras no Brasil, de olho no mundo dos grãos e das carnes.

Ponto 1: plantio da mega safra de grãos 2024/25

Agora que as operações entram na reta final, olhar para as condições e fenologia das lavouras nos ajuda a entender como será o desenvolvimento e produtividade ao final do ciclo. Incrível a capacidade de recuperação de nossos agricultores após um início de safra com atraso no plantio de soja.

As operações alcançaram 74% da área prevista até o dia 17 de novembro, contra 65% no mesmo período de 2023. Mato Grosso está com 97% (2023: 91%), São Paulo com 98% (2023: 91,0%), Goiás com 80% (2023: 62%) e o Paraná com 92% (2023: 84,0%). 79% das áreas de soja estão em desenvolvimento vegetativo, 15% em emergência e 5% em floração. Foi praticamente tirada a preocupação de atraso no plantio da segunda safra de milho.

Criação de mini vacas cresce no Brasil

Ponto 2: clima

Sobre a incidência do clima na safra brasileira, em pleno desenvolvimento, os relatórios mais recentes indicam que o La Niña deve ficar para 2025 e que os efeitos não serão sentidos no ciclo 2024/25 na América do Sul.

Ponto 3: plantio de grãos da safra Argentina

Acompanhar o plantio de grãos e o andamento da safra na Argentina é recomendável. Até a primeira quinzena de novembro, menos de 10% das áreas de soja haviam sido semeadas, o que é comum para a região. Como será o comportamento do clima em dezembro?

Ponto 4: eleição de Donald Trump

Avaliar as reações do mercado à eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, bem como os primeiros movimentos de sua equipe, que já tem trazido reações no agro por anunciar aumento de tarifas: os impostos aos produtos chineses, México e Canadá; as conversas para cessar a guerra Rússia e Ucrânia; provável apoio ao conflito no Oriente Médio; entre outros.

Ponto 5: ajuste fiscal do governo federal

Olhar para a economia e os efeitos no câmbio a partir do ajuste fiscal anunciado pelo governo para 2025. A flutuação tem sido grande, mas devemos lembrar que esta desvalorização do Real está permitindo alguma recomposição de margens aos produtores brasileiros e prejuízo aos americanos.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM