Mapa troca diretor de Gestão de Risco 

O ex-diretor Jonatas Pulquério lamenta a saída após 18 meses e afirma: “sempre fui crítico ao modelo do seguro rural”.

A Diretoria de Gestão de Risco Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está trocando de comando. Jonatas Pulquério foi exonerado do cargo que está ligado à Secretaria de Política Agrícola (SPA) – chefiada desde julho por Guilherme Campos, indicado do PSD após a saída de Neri Geller. 

Com perfil técnico, Pulquério chegou à diretoria sem vínculos partidários – mas com indicação de Geller. Ele destaca como um dos principais avanços na política de gestão de risco, a aprovação do Plano Trienal do Seguro Rural com valores previstos até 2027.

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em outubro

Ao Agro Estadão, o ex-diretor afirma que a exoneração – publicada no DOU desta segunda-feira, 02 – foi decidida pelo secretário da SPA. “O secretário Guilherme me comunicou da exoneração no início de setembro, quando me chamou na sala e avisou que a bancada do PSD tinha pedido o meu cargo”, afirma Pulquério.

Segundo ele, a posição mais crítica ao modelo do atual Plano Safra pode ter contribuído para a decisão. “O departamento de crédito não aceitava trabalhar em conjunto com as políticas de mitigação de risco (seguro rural) e nunca considerou trabalhar na estruturação do Fiagro Reorg”, declara. 

O Agro Estadão procurou o secretário de Política Agrícola do Mapa, mas não recebeu retorno até a publicação da matéria. O nome do substituto de Pulquério ainda não foi definido.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM