Evento destaca reestruturações, resultados alcançados e planos para ampliar a atuação das superintendências nos próximos anos.
Ocorreu nesta segunda-feira (2), no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a abertura do encontro de Superintendentes de Agricultura e Pecuária (SFAs), evento que se estenderá até quarta-feira (4). A reunião foi conduzida pelo secretário-executivo do ministério, Irajá Lacerda, acompanhado pelo coordenador-geral de Apoio às Superintendências, Raul Amaducci. O foco principal do encontro foi a apresentação dos resultados alcançados e as entregas previstas pelas superintendências nos próximos dois anos.
Irajá Lacerda destacou que, sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, o ministério passou por reestruturações que resultaram em entregas significativas tanto para a sociedade quanto para os setores vinculados à pasta. “Um exemplo de modernização foi a aplicação de quase 6 bilhões de reais em emendas parlamentares que estavam paradas, direcionando esses recursos para a construção de estradas vicinais. Essas estradas vão além do escoamento da produção, elas promovem qualidade de vida para as populações locais”, afirmou.
O secretário ressaltou a importância dos superintendentes no apoio à produção e comercialização agropecuária, defesa agropecuária, infraestrutura rural, cooperativismo e associativismo rural. Ele também destacou a necessidade de valorização desse papel. “Vamos trabalhar muito para oferecer as condições necessárias para que vocês desempenhem suas funções, mas também vamos cobrar resultados. Nos próximos dois anos, precisamos garantir que as políticas públicas cheguem a cada brasileiro e brasileira que vive no interior do nosso país”, disse Lacerda.
Raul Amaducci acrescentou que o período inicial da gestão foi dedicado a ouvir as demandas das SFAs, mas agora é o momento de apresentar os resultados. “Posso afirmar com convicção: nunca tivemos uma equipe tão presente, composta por um ministro, um secretário-executivo e um adjunto, junto às superintendências e às ações realizadas em cada estado”, afirmou.
Além disso, foi debatido o impacto da abertura de mercados internacionais para os produtos do agronegócio brasileiro nas realidades locais das SFAs, destacando como essas iniciativas geram empregos e impulsionam a economia regional.
Também participaram do evento o secretário-executivo adjunto, Cleber Soares; o consultor jurídico, Pedro Loureiro; e os superintendentes dos 27 estados federativos.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Mercado de café está em alerta após tradings brasileiras recorrerem à Justiça
- Leilão Nelore Monica destaca genética e fatura mais de R$ 15 milhões
- Montes Claros recebe neste sábado (7) o Concurso Mundial do Melhor Roedor de Pequi; veja como participar
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.