Mapa propõe aos EUA investimento internacional na ciência brasileira

Cooperação nas pesquisas climáticas para desenvolvimento da produção sustentável foi um dos principais assuntos tratados entre o ministro e o enviado especial dos Estados Unidos.

Com a proposta do governo norte-americano de investir no Fundo Amazônia para a preservação do bioma, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, recebeu, na segunda-feira (27), o assessor especial da presidência dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, para tratar das propostas de cooperação entre os países acerca das mudanças climáticas.

Além de apresentar os programas que já estão sendo desenvolvidos pelo Mapa para aumento da produção de alimentos livre de desmatamento e com redução na emissão de carbono, como o programa ABC do Plano Safra, Fávaro propôs que, mais que investimento de recursos, que dependem do Legislativo norte-americano, o país possa contribuir na cooperação técnica na área de pesquisa para que ambos possam aplicar as melhores práticas de produção.

“Os Estados Unidos têm a maior empresa de pesquisa de clima temperado e nós temos a maior empresa de pesquisa de clima tropical. Se nos unirmos, podemos, juntos, encontrar soluções cada vez mais inovadoras para aumentar a produção de alimentos com respeito ao Meio Ambiente”, detalhou o ministro.

Fávaro-e-John
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o assessor especial da presidência dos Estados Unidos para o clima, John Kerry – Foto: Divulgação/Mapa

Ao afirmar que concorda “brutalmente” com as propostas apresentadas pelo Brasil para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, à medida que inclui os produtores no sistema por meio do incentivo às boas práticas com linhas de crédito especiais, o enviado especial dos Estados Unidos destacou a importância da participação do setor no avanço da sustentabilidade. “Quanto mais fizerem em relação às boas práticas, mais trarão credibilidade para os agricultores e para o país”, ponderou John Kerry.

Redução na emissão de metano na pecuária, utilização de energia limpa e combustíveis renováveis, com desenvolvimento técnico da expertise do Brasil e Estados Unidos na produção de etanol sendo expandido para outros continentes e adoção de práticas que encorajem à adoção de boas práticas pautaram a reunião.

O debate acerca da cooperação científica para o desenvolvimento agro sustentável terá continuidade em uma nova rodada de conversas a ser realizada nos Estados Unidos, em maio deste ano.

Fonte: Assessoria Mapa

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM