Mapa proíbe criação e exposição de aves para combater a Gripe Aviária no Brasil

Normas para controle da Gripe Aviária são publicadas no DOU com foco na sanidade avícola e na redução dos impactos à produção

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) implementou novas diretrizes para reduzir os riscos de entrada e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade, conhecida popularmente como Gripe Aviária, dentro da avicultura comercial no Brasil. As normas foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27).

A principal motivação por trás dessa ação é proteger a saúde avícola e minimizar os impactos na cadeia produtiva nacional, especialmente considerando o risco crescente de novos focos da doença na América do Sul e a ameaça de seu retorno ao Brasil.

De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária, a Portaria nº 782 proíbe a realização de exposições, feiras, torneios e quaisquer outros eventos que envolvam aglomeração de aves em todo o território brasileiro. O objetivo da medida é impedir a propagação do vírus, e qualquer flexibilização só ocorrerá mediante autorização do Serviço Veterinário Estadual, com base em uma avaliação epidemiológica e plano de biosseguridade aprovado.

Além disso, a criação de aves em áreas ao ar livre, como em piquetes sem telas de proteção na parte superior, também está suspensa nos estabelecimentos registrados. Essa proibição entra em vigor de forma imediata e terá um período inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada, dependendo da evolução do quadro epidemiológico.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM