Sétima edição do evento, realizada no Chile, propõe ações para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi representado na 7ª reunião do Fórum de Países Latino-Americanos e Caribenhos sobre o Desenvolvimento Sustentável. O evento, realizado de 15 a 18 de abril na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), localizada em Santiago (Chile), propõe o debate sobre políticas e ações inovadoras para acelerar o cumprimento dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Participaram representantes de 33 países, agências e organizações regionais, multilaterais e da sociedade civil.
Na abertura do evento, o secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, destacou em seu discurso a necessidade de maior colaboração e multilateralismo nos esforços para o alcance dos ODS. A estimativa feita pela Cepal é de que 22% das metas foram ou serão alcançadas até a data proposta, no ano de 2030. Por outro lado, segundo a Comissão, o progresso de 46% das metas aponta para uma direção favorável, mas em velocidade insuficiente. 32% delas não seriam alcançadas apenas com as estratégias atuais.
“A América Latina e o Caribe estão no caminho certo para alcançar apenas 22% das metas dos ODS, uma tendência que vemos no mundo. Mas os ODS nasceram nesta região e, com um foco claro, um compromisso e uma ação catalisadora, a região pode crescer mais forte do que nunca e cumprir sua visão”, afirmou o secretário-geral adjunto da ONU.
Para a diretora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, Lizane Ferreira, representante do Mapa no evento junto à delegação brasileira, a reunião é uma oportunidade de articular meios para construir estratégias mais eficazes no alcance da Agenda 2030. “A participação do Mapa é muito importante, principalmente no que tange ao cumprimento dos compromissos climáticos. Estamos firmes na produção sustentável, na implementação dos Planos de Conversão de Pastagens Degradadas, nas tecnologias ABC, e na estruturação da Rede Floresta Mais Sustentável, agregando produção com sistemas agroflorestais. Nosso foco é impulsionar as metas dentro do ABC e avançar no cumprimento dos objetivos do plano nacional de florestas plantadas”, explicou.
A programação inclui um fórum de crianças, jovens e adolescentes; reunião da plataforma de colaboração regional, encontro para debater mecanismos de participação da sociedade civil na agenda de desenvolvimento sustentável, sessões interativas para soluções multilaterais, apresentação do sétimo relatório sobre o progresso dos desafios da Agenda 2030, bem como painéis sobre cada um dos 17 ODS.
Participaram autoridades de todos os países da América Latina e do Caribe, entre elas, a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed; o secretário executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs; e a ministra do Planejamento Nacional e Política Econômica da Costa Rica, na qualidade de vice-presidente do Fórum, Laura Fernández Delgado.
Os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coletânea de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade. Trata-se de alvos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios enfrentados pelas populações no Brasil e no mundo.
Fonte: Mapa
VEJA TAMBÉM:
- CVM recusa novamente proposta de acordo de Marcos Molina
- Mapa apresenta Programa de Conversão de Pastagens para investidores nos EUA
- Agrishow 2024 reunirá mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.