Mapa é o primeiro ministério da esplanada a ter Wi-Fi de visitantes com acesso pelo Gov.Br

Prover transparência, conhecimentos e tecnologias inovadoras para o agro brasileiro é uma das missões da Pasta.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Subsecretária de Tecnologia da Informação (STI), busca modernizar a prestação de serviços públicos do órgão, proporcionando uma melhor experiência do usuário, com produtos orientados às áreas de negócio e ao cidadão.

Diante disso, instalou de forma inédita, a rede Wi-Fi para visitantes com acesso feito via plataforma Gov.br, no último dia 10 de junho.

Política Agrícola: inovação institucional e reengenharia

“O Ministério da Agricultura é o primeiro dos ministérios que os visitantes poderão logar a rede Wi-Fi por meio do Gov.br. Uma grande parte da população já tem cadastro na plataforma do governo”, destacou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Camillo Mussi.

Também foi apresentado por MUssi que o sistema está sendo colocado nas Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFAs). As primeiras instalações ocorreram nas unidades de São Paulo e de Mato Grosso.

Neste ano, a STI, em trabalho conjunto com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), desenvolveu a versão eletrônica da emissão de Certificados Sanitários Nacionais (CSN) para o trânsito de produtos de origem animal no território brasileiro, com o propósito de agilizar e facilitar o serviço público prestado, para uma melhor rastreabilidade e maior segurança tanto para os servidores quanto para as empresas.

Até o momento, foram mais de 18 mil solicitações efetuadas, dentre elas, mais de 16 mil já foram analisadas, com percentual de 90.4% de parecer favorável.

Outra entrega que está sendo realizada pela Subsecretária é a instalação de internet provida pelo Mapa em todas as unidades de atuação da Pasta. “Por determinação do ministro Carlos Fávaro, todas as unidades do Ministério terão internet provida pela STI. Anteriormente, das 119 unidades do país, somente 83 possuíam internet provida pelo Mapa. Agora, com um novo contrato, o restante terá a mesma internet dos demais setores” afirmou.

Cada secretaria do Mapa conta com profissionais de desenvolvedores e gerentes de projetos da STI para a criação de novos programas, a modernização de sistemas e a manutenção. Além disso, a Portaria Mapa nº 614/2023 apresenta as diretrizes para as contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ministério.

Outro ponto crucial para o trabalho é a garantia de segurança de sistemas. Atualmente, a Subsecretaria é responsável pela gestão dos servidores do Mapa, das SFAs; do Instituto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e do Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA).

Fonte: Mapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM